sábado, 10 de agosto de 2013

Os novos meninos da Vila.

Depois tantos jogadores surgidos na Vila Belmiro e ter sido provada que a receita do sucesso está no investimento na base, o Santos parece ter uma geração pronta para honrar a tradição de revelar bons jogadores.

Assim como ocorreu com a geração de Diego e Robinho em 2002 e com a geração de Paulo Henrique Ganso e Neymar, o Santos após a venda de Neymar, Rafael, Felipe Anderson, entre outros e com a falta de dinheiro para investir em grandes jogadores, se vê obrigado a apostar em sua tradição de revelar grandes jogadores e começa a lançar jogadores com potencial, que se bem trabalhados, podem fazer o clube voltar a sua grande história de conquistas.

O principal destaque tem sido o habilidoso atacante Neilton, que tem demonstrado estrela, fazendo gols importantes. O jogador não tem apenas a aparência semelhante a de Neymar, lembrando o jogador no estilo de jogo. Com uma finalização que ainda precisa ser aprimorada, porém demonstrando personalidade, aliada a velocidade e habilidade o jogador que não tinha tanto destaque no time do Santos demonstra potencial para assumir um papel importante no time alvinegro.

Outro destaque é médio-volante Leandrinho, que com estilo semelhante ao do jogador do Tottenham e atual titular da seleção brasileira Paulinho, apresenta boa transição da defesa para o ataque, com velocidade e bom passe se apresentando como elemento surpresa. O jogador ainda apresenta um poder de marcação razoável, sendo uma boa opção como terceiro homem de meio campo ou como segundo volante. Falta ao jogador o aprimoramento da finalização e mais experiencia na tomada de decisões.

O volante Alan Santos não pode ser considerado uma cria da base santista, vindo do Vitória, em 2008, o jogador com 21 anos teve poucas chances até 2013, quando passou a ser aproveitado no meio campo santista. Com estilo parecido com o de Sergio Busquets do Barcelona e do meio campista Renato, ex- Santos e atualmente no Botafogo, o jogador atua de cabeça erguida, com estilo elegante, distribuindo a bola e organizando o jogo, raramente erra passes e ainda tem bom poder de marcação, fazendo poucas faltas. Podendo atuar como primeiro ou segundo volante sofre com a concorrência de jogadores experientes.

Ainda não pode se esquecer dos zagueiros Gustavo Henrique e Jubal, dois zagueiros altos, que apresentam velocidade, bom poder de antecipação e recuperação e boa saída de bola. Ambos zagueiros tecnicos são presenças constantes nas seleções de base. Quando chamado para o time principal o zagueiro Gustavo Henrique, mostrou estar pronto, fazendo grandes partidas ao enfrentar atacantes de qualidade como Luis Fabiano, Ronaldinho Gaucho e Vagner Love. O zagueiro Jubal assim como seu parceiro de zaga, já faz parte do elenco profissional do Santos e foi recentemente comprado junto ao Vila Nova de Goias, canhoto e bastante tecnico, demonstra grande tranquilidade.

O meia atacante Léo Citadini é outro jogador com destaque da geração campeã de 2013. Canhoto e habilidoso, o jogador dá dinâmica de jogo ao time, tem bom passe. Porém ainda é muito fraco fisicamente e necessita de um trabalho de fortalecimento muscular.

Porém as grandes apostas do torcedor santistas, ainda não tiveram uma sequencia e parecem esquecidas no momento atual do clube.

Com 17 anos, o atacante de Victor Andrade tem estilo semelhante ao de Robinho, porém por problemas comportamentais fora e dentro de campo e por diversas divergências com a direção do clube não tem sido muito utilizado, dono de grande personalidade, muita habilidade e velocidade e finalização que ainda necessita de trabalho, o jogador teve destaque em 2012 com o tecnico Muricy Ramalho, que passou a castrar o garoto e escala-lo como ponta direita, obrigando o mesmo a jogar colado a linha lateral, fazendo com que o mesmo tivesse uma queda de rendimento. Com o novo tecnico Claudinei Oliveira, o jogador tem recebido poucas chances.

O meia atacante Gabriel, conhecido como Gabigol é tido como um grande jogador desde os onze anos. Com uma perna esquerda calibrada é artilheiro do Santos em todas as categorias de base. Como seu apelido já diz, tem bom poder de finalização, porém alia o mesmo a visão de jogo, tecnica e habilidade. Com passagem por categorias de base, o jogador pela idade não tem recebido muitas oportunidade nos time principal.

O atacante Giva, o lateral esquerdo Emerson e o meia Pedro Castro são outros jogadores dessa safra, que podem se bem trabalhados tornar-se jogadores utéis. Cabe agora a diretoria do clube e a comissão tecnica trabalhar os garotos e aproveita-los, podendo surgir assim outra grande geração que pode render lucro aos cofres santistas e manter a tradição de grandes conquistas do clube.

2 comentários:

  1. Olá D. Augusto,
    Estive olhando o blog e achei interessante, gostei da forma em que escreveu o texto. Bem simples e fácil de entender. Fica uma dica, futebol e arte, alegria e essa cor de fundo na ( minha opinião ) ficou muito pesado. Sucesso!

    Leandro Tropellaella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro Tropellaella, realmente, não tinha pensado quanto a cor de fundo e a relação com o futebol, vou reconsiderar o layout do blog. Muito obrigado pela dica e pelos elogios!

      Excluir