sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Notícias do mercado de transferências europeu na ultima semana.

Na ultima semana  da janela de transferência que fecha no dia 02/09, alguns times foram ao mercado e trouxeram bons jogadores, que podem mudar os rumos de suas temporadas. Os times que mais se movimentaram foram o Chelsea e o Tottenham, que começou a contratar com eminente saída de Bale para o Real Madrid

Conheça as principais contratações dessa semana e o impacto que as mesmas podem causar nos times.

Willian - Anzhi - Chelsea.

Sonho dos Blues há pelo menos duas temporadas, o clube inglês se aproveitou da liquidação que faz o time russo e por 38 milhões de euros, contratou o jovem meia brasileiro, tem condições de conquistar a vaga do questionado Mata, que pode sair do time inglês. Canhoto e muito habilidoso, o jogador que quase acertou com o Tottenham, chega com status de grande jogador, sendo lembrado como o principal destaque das ultimas boas campanhas do Shakhtar na Champions League.

Lamela - Roma - Tottenham

O jovem meia argentino, foi o destaque da Roma na ultima temporada. Habilidoso e com estilo semelhante ao do holandês Robben, o argentino contratado por 30 milhões de euros pelo time inglês, chega para dar força ao meio campo que necessita no seu elenco de jogadores criativos, ainda mais com a saída de Bale. Sua contratação deve impulsionar ainda mais as chances do time inglês de conquistar uma vaga na Champions League.

Ljajic - Fiorentina - Roma

O meia sérvio de 21 anos de idade, perdeu espaço no time de Florença com e chegada de Rossi, em janeiro de 2013 e tem na habilidade e na velocidade suas principais armas. Contratado pela Roma, por 11 milhões de euros, para substituir o argentino Lamela, vendido ao Tottenham. Apesar de ser um bom jogador, o time romano perde em criatividade e ganha em velocidade com a troca no elenco o que torna mais difícil as chances do time italiano de conquistar uma vaga na Champions League.

Demichelis - Atletico de Madrid - Manchester City.

O experiente zagueiro argentino, deixou o Malága e rumou para o Atlético de Madrid, no começo da janela e acabou tendo uma pequena passagem pelo clube de Madrid, não tendo feito um jogo sequer e sendo contratado pelo Manchester City, por 5 milhões de euros, onde deve ser uma alternativa para o elenco, que tinha apenas Lescott, Kompany e Nastasic, substituindo o também experiente Toure que foi para o Liverpool.

Já o Atletico de Madrid, deve sentir a ausência a ausência do jogador, uma vez que tem apenas os titulares Miranda e Godin e o jovem Gimenez no seu elenco principal como opções para a zaga. Em uma temporada longa e com muitas competições simultâneas, o time deve procurar um zagueiro nesse fim de mercado, como alternativa para o elenco.

Chiriches - Steaua Bucuresti - Tottenham.

O zagueiro romeno de 23 anos, é um dos destaques da seleção romena e foi contratado por 9 milhões de euros pelos ingleses, para ser a 4ª opção de Villas Boas, que precisava de um zagueiro para substituir Cauker que foi vendido. O zagueiro deve atuar pouco nessa temporada, mas a sua contratação é importante para as pretensões inglesas, no que concerne a Liga Europa e as taças inglesas.

Kondogbia - Sevilla - Monaco.

O volante francês de apenas 20 anos de idade, foi comprado por 20 milhões de euros, valor da multa contratual, pelo Monaco. Com estilo semelhante ao de Yaya Toure, o jovem volante francês dá opções ao meio campo do milionário Monaco, que tinha como principais opções para o setor o volante Toulalou e o meia central João Moutinho.

Volante moderno, com vigor fisíco, poder de marcação e técnica na saída de jogo, sendo ao lado de Pogba, um dos destaques da nova geração francesa, badalada após a conquista mundial sub-20, deve se destacar ainda mais e ter tempo para evoluir, jogando ao lado de atletas experientes.

Samuel Eto'o - Anzhi - Chelsea.

Os Blues procuravam um nome de peso para o ataque desde o inicio da janela de transferências, devido a má fase de Fernando Torres e Demba Ba, e José Mourinho, após o fracasso nas tratativas com Rooney, viu no camaronês uma opção viável para o elenco do time londrino. Resta saber se o atacante de 32 anos, repetirá as boas atuações de Inter de Milão e Barcelona e será o destaque do Chelsea, e se assim o fizer, pode levar o time inglês a briga direta pelo titulo da Premier League.

Flamini - Milan - Arsenal.

O volante francês tenta voltar a trilhar o caminho de sucesso da promissora carreira que iniciou no Arsenal. Com 28 anos e um extenso histórico de lesões no clube italiano, o jogador que era free agent, assinou com o time ingles, e deve ser uma opção de banco, para o elenco dos Gunners, que pouco se reforçaram na temporada.

Boateng - Milan - Schalke 04.

O meia ganês que era o motorzinho do Milan, e o principal organizador ofensivo do clube, foi contratado pelos alemães por 12 milhões de euros, que formam um ótimo setor ofensivo com Michel Bastos, Draxler, Boateng e Huntelaar, tendo como opções o peruano Fárfan e o suiço Barnetta e pode surpreender a muitos na temporada.

Já o Milan, em crise financeira, perde seu principal armador, que fará falta ao time durante o ano e assim diminui ainda mais as chances de sucesso na temporada 2013/14.

Matri - Juventus - Milan.

O atacante italiano, foi contratado por 12 milhões e deve ser uma opção para o ataque. A sua chegada está diretamente ligada a saída de Boateng, o que demonstra o péssimo mercado do Milan, que pouco se reforçou, e deixa fragilizado o setor criativo do time. Sua ausência não deve ser sentida na Juventus, que com a contratação de Tevez e Llorente e a manutenção de Vucinic, Quagliarela e Giovinco, tinha o atacante como sexta opção.

Ilori - Sporting - Liverpool.

O jovem zagueiro português de 1,90 m e com passagens pelas seleções de base portuguesas, chega ao clube ingles como opção de elenco e aposta para o futuro. Contratado por 10 milhões de euros, deve ter poucas oportunidades nessa temporada, mas pode tornar-se boa opção em um futuro próximo.

Eriksen - Ajax - Tottenham.

O jovem meia dinamarquês, destaque do Ajax nas ultimas duas temporadas, foi contratado pela pechincha de 13,5 milhões de euros. Com habilidade, técnica e bom passe, o jogador traz criatividade para o meio campo dos Spurs, que com o dinheiro de eminente saída de Bale, soube ir ao mercado e se reforçou muito bem, apostando em jovens com potencial e com preço não tão alto.

Crônica do jogo: Supercopa da Europa: Chelsea 2 (4) x Bayern de Munique (5) 2

Um jogo cheio de atrativos aconteceu na Republica Tcheca nesta sexta feira. O Bayern de Munique, campeão da Champions League da ultima temporada, comandado pelo espanhol Pepe Guardiola, enfrentou o campeão da Liga Europa, agora dirigido pelo técnico José Mourinho, antigos rivais no futebol espanhol.

Reeditando a final da Champions League de 2011/12, vencida pelo Chelsea, o time alemão demonstrou em declarações anteriores ao jogo, a importância do título e o sentimento de revanche ainda presentes no elenco alemão.

O time bávaro, que tinha como desfalque Schweinsteiger, começou o jogo, em um esquema que varia entre o 4-5-1 e o 4-1-4-1, com Rafinha atuando mais defensivamente, ajudando na marcação de Hazard e Alaba com liberdade para o apoio.O antes lateral Lahm, atuou como volante e os meias Robben e Ribey, antes pontas com Jupp Heiches, com bastante liberdade e por vezes e encostando um no outro. O atacante Madzukic atuando entre os zagueiros e recebendo ajuda de Muller e Kross, sendo que o ultimo por vezes voltava para ajudar na marcação.

Já o Chelsea de Mourinho, entrou em campo, apostando no contra ataque, com os laterais Ivanovic e Cole presos na marcação de Robben e Ribery. Com Lampard batendo de frente com Lahm, os meias Hazard, Schurrle e Oscar recuando para ajudar na marcação laterais bávaros e Fernando Torres isolado na frente.


Com a marcação da saída de bola do adversário, tradicional dos times de Pepe Guardiola, o time bávaro, começou com mais posse de bola e não deixando o Chelsea armar suas jogadas e logo aos 2 minutos de jogo, após cruzamento de Boateng, o atacante Madzukic cabeceou cruzado para fora. Aos 6 minutos outra chance para os alemães, dessa vez com Ribery, que após bom passe de Muller, invadiu a área e chutou cruzado para fora.

Aos 7 minutos de jogo, o Chelsea saiu pela primeira vez para o ataque, com Hazard fazendo carregando a bola da esquerda para o meio, driblando três marcadores e tocando para Schurrle, o alemão cruzou e Fernando Torres acertou um belo chute cruzado para abrir o placar.

O gol aumentou ainda mais a pressão dos alemães que chegava muito bem pela esquerda com Ribery e tinha Lahm revezando na marcação de Oscar com Kross, mas foi o Chelsea que chegou novamente, após bom passe de Oscar, o atacante Fernando Torres apareceu na direita e chutou cruzado, passando a bola rente ao travessão de Neuer.

Com posse de bola de mais de 60%, o Bayern teve duas boas chances com Ribery. A primeira aos 21 minutos após tabela entre o francês e Mandzukic, com um tiro cruzado, baixo que exigiu boa defesa de Cech. A outra boa chance dos alemães apareceu aos 28 depois de ótima jogada do melhor jogador europeu, que driblou Ivanovic e bateu cruzado, tirando tinta da trave.

O Chelsea era muito perigoso nos contra ataques e aproveitava do impeto ofensivo do Bayern para tentar aumentar a diferença e em uma boa jogada de Schurrle pela direita, cruzando para Fernando Torres, dominar na área, girar e bater cruzado por cima do gol de Neuer.

Aos 37 minutos, na primeira boa jogada de Robben, o meia recebeu de Kross e lançou Muller, que em velocidade entrou no espaço criado pelo holandês e na saída de Cech, chutou travado por Cahill. Aos 44 minutos de jogo, em outra jogada de Ribery, o meia rolou para Robben, na entrada da área, para o holandês chutar colocado e Cech fazer a defesa.

O segundo tempo começou em ritmo frenético, e logo aos 2 minutos, Kross fez boa jogada individual e tocou para Ribery, bater rasteiro e forte no canto esquerdo de Peter Cech, que não conseguiu fazer a defesa e viu a bola morrer no fundo das redes dos Blues.

Percebendo os avanços de Hazard, o técnico Guardiola resolveu mexer no time e tirou o lateral direito Rafinha, para a entrada do volante Javi Martinez, deslocando Lahm para a lateral direita e deixando ainda mais claro o esquema 4-1-4-1, adotado pelo técnico nessa temporada.

Com o empate no placar, o Bayern mantinha a posse de bola, mas não criava perigo para o gol do Chelsea, que apostava nos contra ataques para tirar o empate do placar e aos 20 minutos do segundo tempo, coube a Oscar, após escorregada de Dante, ter a chance. O meia brasileiro recebeu de Schurrle, e chutou em cima do goleiro Neuer, no rebote Lampard bateu por cima do gol bávaro, desperdiçando grande chance.

Aos 25 minutos de jogo, Guardiola fez a segunda alteração no time, tirando o até então apagado Muller para a entrada do recém contratado Gotze. A substituição não gerou efeito e foram do Chelsea as chances mais claras de gol, aos 33 minutos após cobrança de escanteio de Lampard, o brasileiro David Luiz subiu de cabeça e acertou o travessão da baliza de Neuer.

Aos 39 minutos de jogo, após cruzamento da direita, o brasileiro David Luiz cabeceou para o chão e exigiu ótima defesa de Neuer. Já no fim do segundo tempo, após forte dividida, o brasileiro Ramires acertou Gotze, recebeu o cartão vermelho e foi expulso. Obrigando assim, José Mourinho a gastar sua primeira substituição já visando a prorrogação tirando o meia alemão Schurrle para a entrada de Obi Mikel.

O jogo foi para a prorrogação e logo aos 3 minutos de jogo, o zagueiro David Luiz, achou ótimo lançamento para Hazard, o belga em posição duvidosa, se aproveitou da defesa em linha do Bayern, driblou Lahm, passou por Boateng e chutou rente ao poste direito de Neuer, para tirar o empate do placar.

Com os times já cansados, os técnicos mexeram nos seus times, saindo o holandês Robben para a entrada de Shaqiri e saindo o espanhol Fernando Torres para a entrada de Lukaku, uma vez que o time de José Mourinho apenas se defendia, numa tentativa de um jogador mais forte para segurar as bolas na frente.

Com um jogador a menos o jogo ficou de ataque contra defesa, e Shaqiri aos 9 e aos 14 minutos da prorrogação desperdiçou duas boas chances para os alemães. No segundo tempo da prorrogação começou a brilhar a estrela de Cech, que logo aos 3 minutos defendeu duas cabeçadas incriveis de Mandzukic e Martinez.

Com Neuer jogando no meio campo, o Bayern foi com tudo para cima, e Ribery fez ótima cobrança de falta para grande defesa de Cech, com o Bayern pressionando e o Chelsea que já havia substituído Hazard por Terry se defendendo e com o jogo já parecendo definido, Alaba, no ultimo minuto cruzou para área e após bate rebate, a bola sobrou livre para Javi Martinez empatar o jogo, levando a partida para os penaltis.

E como na final da Champions League de 2011/12, o título foi decidido na ultima cobrança de penalti, quando Lukaku correu para a bola e bateu baixo no canto esquerdo de Neuer que fez grande defesa e garantiu o primeiro título da era Guardiola no comando dos bávaros.

Os dois times terminaram da seguinte forma:




quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cronica do jogo: Grêmio 2 x 0 Santos

Com desvantagem no placar agregado, após ser derrotado por 1 a 0 na Vila Belmiro, o Grêmio jogava em casa e precisava vencer sem tomar gols, devido ao critério do gol fora, que dificultaria a missão gremista e faria com que o time fosse obrigado a vencer por dois gols de diferença para se classificar na Copa do Brasil.

Sem poder contar com os meias Zé Roberto e Elano, principais articuladores do elenco gremista, e com o atacante Vargas, o técnico Renato Gaúcho, manteve o esquema com três zagueiros e três volantes, dando liberdade para os alas Pará e Alex Telles.

Já o Santos desfalcado de Arouca, Alan Santos, Edu Dracena e Cicinho, entrou em campo com três volantes, dando liberdade para Cicero ajudar na criação de jogadas e apostando na velocidade de Montillo, Thiago Ribeiro e do jovem Gabriel.

Assim os clubes entraram desenhados da seguinte forma:


O jogo começou com o Grêmio empurrado por sua torcida com mais posse de bola e pressionando o Santos, sem levar perigo ao time da Vila Belmiro, que foi quem teve a primeira chance clara de gol ao 20 minutos de jogo, após arrancada de Montillo, que lançou Thiago Ribeiro livre, que entrou pelo lado direito e cruzou para Gabriel, sem goleiro apenas empurrar para as redes. Porém o jovem jogador estava impedido, e o gol foi corretamente invalidado. Logo depois, o Grêmio com um chute de longa distância de Ramiro, quase abriu o placar, passando a bola rente ao travessão de Aranha.

Com um jogo marcado por faltas e marcação, o Grêmio mantinha a posse de bola, mas se ressentia de um criador, obrigando Barcos a sair da área para ajudar na criação de jogadas e com Pará dando trabalho ao lateral chileno Mena, saindo do lado direito gremista as principais jogadas de ataque do tricolor gaúcho.

O Santos tinha em Montillo e Gabriel suas principais jogadas ofensivas, não conseguindo manter a bola no ataque e aos 24 minutos em um contra ataque rápido puxado por Gabriel, o meia argentino sentiu uma lesão muscular e o técnico Claudinei Oliveira foi obrigado a substitui-lo pelo jovem meia Léo Citadinni

Logo após entrar em campo, o meia teve aos 28 minutos,  chance clara de gol, quando depois de bom cruzamento do chileno Mena, entrou no meio dos três zagueiros gremistas e cabeceou por cima do gol de Dida. Depois da chance de gol, o jogo continuou amarrado até o fim do primeiro tempo, com o Grêmio pressionando o Santos e o time da baixada santista, sentindo a falta de Montillo, sem conseguir encaixar os perigosos contra ataques que encaixava até a saída do meia argentino.

Sem alterações no intervalo, o jogo continuou igual e o Grêmio demonstrava nervosismo, e aos 6 minutos do segundo tempo em uma saída de bola estabanada, Bressan tentou recuar para Dida de forma errada, o atacante Gabriel antecipou-se, driblou o goleiro e de perna direita chutou para fora, perdendo grande oportunidade de gol.

Sem mudança de postura, o técnico Renato Gaúcho preparava a entrada do meia uruguaio Maxi Rodriguez, quando aos 9 minutos, Barcos recebeu a bola pelo lado esquerdo, girou em cima da marcação de Alisson e cruzou rasteiro para a entrada de Sousa (que ia ser substituido) abrir o placar, para a festa da torcida do Grêmio, levando até então o jogo para os penaltis.

Mesmo com o gol, o técnico gremista resolveu pela entrada de Maxi Rodriguez, aos 18 minutos do segundo tempo tirando de campo o paraguaio Riveros que tinha atuação discreta na partida e na expectativa de melhorar o poder de criação do tricolor gaúcho.O técnico Claudinei respondeu logo em seguida trocando o atacante Gabriel, que levava perigo a defesa gremista pelo atacante Everton Costa.

O cenário do jogo continuou igual ao do primeiro tempo, com Grêmio com maior posse de bola, porém sem conseguir ultrapassar a marcação adversária e o Santos sem criar perigo nos contra ataques para a meta de Dida e tudo parecia se encaminhar para a decisão para os penaltis, quando o técnico Claudinei Oliveira, de forma errada, resolveu pela substituição do volante Rene Junior, pelo zagueiro Neto, apostando em uma pressão final nas bolas aéreas do time gremista, chamando o time de Porto Alegre ainda mais para o campo do Santos.

E aos 42 minutos do segundo tempo, o Santos foi castigado. Após boa tabela entre Pará e Maxi Rodriguez, a zaga do Santos saiu mal e o lateral direito rolou para o zagueiro Werley que livre de marcação, dominou a bola e colocou números finais ao marcador, fazendo o gol da classificação gremista.

O Santos ainda tentou uma pressão final, mas o técnico Renato Gaúcho de forma inteligente, gastou as suas duas ultimas substituições, amarrando o jogo e não permitindo ao alvinegro praiano chances de gols.

Os clubes terminaram o jogo atuando da seguinte forma:

´


Para o Grêmio, segue a esperança de conquistar um título do cenário nacional, que não é conquistado desde 2001, e com as voltas de Zé Roberto e Vargas, deve ganhar maior poder criativo, que pode permitir ao clube gaúcho sonhar alto.

Já para o Santos, o ano parece destinado a uma campanha de meio de tabela no Brasileiro, com o técnico Claudinei Oliveira, precisando apostar mais nos jovens que tem a disposição ao invés do veteranos, que na maioria das vezes não demonstram grandes atuações.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

A saída precoce de jogadores do Brasil

A saída de Vitinho do Botafogo para o CSKA da Rússia, foi a grande surpresa do mercado brasileiro, nos últimos dias. Contratado por 10 milhões de euros pelo clube, valor estipulado como multa para clubes do exterior, o jogador que assumiu a condição de titular do time carioca após a saída de Felipe Gabriel, não completando nem ao menos um semestre na condição de titular.

Esse é apenas mais um exemplo de jovens jogadores que saem de seus times sem nem ao menos terem amadurecido e demonstrado seu futebol no Brasil, como recentemente ocorreu com Wellington Nem, Fernando e no passado com Willian (ex- Corinthians), Alex Teixeira e Souza, revelados no Vasco, Renato Augusto ex- Flamengo, Douglas Costa e Carlos Eduardo ex- Grêmio, entre outros.

A falta de planejamento adminstrativo é um dos principais fatores para essa saída, com os dirigente gastando com veteranos e preferindo os jogadores mais experientes aos jogadores jovens, acabam tendo um orçamento apertado e se vem o obrigados a venderem sua jovens promessas, para cobrirem gastos. ou mesmo as perdem devido a contratos mal redigidos ou com clausulas de venda pequenas para clubes do exterior (sendo esse tipo de clausula com valor sendo escolhido pelo clube).

Além disso os jovens são preteridos por veteranos, e acabam tendo pouca chance nos profissionais, preferindo assim, ir para clubes de médio escalão ou times de regiões com pouca visibilidade na Europa, com mercados emergentes e que trava a carreira do jogador, elo fraco nível técnico, como China, Oriente Médio e  Leste Europeu.

Acreditando fazer um grande negócios, os clubes brasileiros ficam satisfeitos com valores pequenos, que com a evolução dos jogadores, acaba demonstrando o desespero dos dirigentes e a falta de visão técnica dos mesmos, uma vez que, parte dos jogadores acaba sendo revendido para a Europa, por preços maiores, ou repatriados por clubes brasileiros por preços semelhantes.

Com efeito, o time brasileiro, se vê obrigado a repor as vendas com veteranos ou jogadores de qualidade inferior, que acabam por receber salários altos e não produzem o necessário, sendo assim a cada janela, contratados jogadores em massa. Uma grande parte desses jogadores não dá certo e acabam encostados e inflacionando a folha salarial dos clubes.

Um exemplo recente é o do Corinthians, o clube paulista emprestou no meio de 2012, o jovem zagueiro Marquinhos para a Roma, com grande potencial, que já havia sido demonstrado no profissional, nos poucos jogos que participou, o zagueiro foi emprestado por cerca de 1,5 milhão de euros para o time italiano, com uma clausula de compra de 3 milhões, que foi exercida pelos italianos que o venderam em julho deste ano por 35 milhões de euros para o PSG, deixando o time de Parque São Jorge de ganhar cerca de 30 milhões de euros

O prejuízo não fica apenas nos valores que os clubes deixam de arrecadar, com o empréstimo de Marquinhos, o Corinthians precisou ir ao mercado para contratar um zagueiro, e o time paulista contratou o veterano Anderson Polga, com salário superior ao da revelação até dezembro, com atuações irregulares, o jogador pouco atuou pelo clube paulista.e acabou sendo dispensado, o que gerou ao time de Parque São Jorge a necessidade de contratar outro zagueiro, tendo gasto cerca de 3 milhões de euros para repatriar o bom zagueiro Gil, gastando assim o dinheiro que arrecadou na venda de Marquinhos.

Outro bom exemplo, do prejuízo causado aos clubes pela venda de jovens revelações é o Santos. Com a venda em 2010 de André por 6 milhões de euros ( ficando o clube paulista com cerca de 4 milhões) e do volante Wesley, que foi vendido ao Werder Bremen por 8 milhões de euros ( O Santos também ficou com 4 milhões de euros), o clube teve que correr atrás de peças de reposição e apostou em Keirrison e Diogo para a vaga do atacante, jogadores que receberam altos salários, mas pouco renderam ao clube. Para o meio campo, o Santos se viu obrigado a investir, depois de um ano, em Henrique e Ibson, gastando 8 milhões de euros para contrata-los, e com atuações irregulares pouco renderam e deixaram o clube por valores inferiores as suas contratações.

Ainda nesse exemplo, André não se adaptou a Ucrânia e a França, o que acabou por prejudicar sua carreira, em busca de sua recuperação teve passagens pelo Atlético Mg e pelo Santos e com excesso de peso não conseguiu repetir as boas atuações do inicio de carreira, só retomando as boas performances no Vasco.

Os exemplos de Neymar no Santos e Hernanes e Miranda no São Paulo demonstram que por vezes pode o clube perder dinheiro com os jogadores, ao não vende-los, mas com estes ganha títulos, conquista novos torcedores, aumenta patrocínios e receitas de bilheterias, e com bom planejamento ainda podem render dinheiro em uma futura venda para o clube.

Dessa forma cabe aos clubes reavaliar as vendas e perceber que nem sempre é o melhor caminho a venda de jogadores, pois vale muito mais para o seu principal consumidor, que é o torcedor, um bom time e titulos do que uma venda, que por vezes é precipitada, desmonta times e gera ainda mais gastos para ser reposta com qualidade inferior...

domingo, 25 de agosto de 2013

Cronica do jogo: São Paulo 2 x 1 Fluminense


Em um jogo com poucas chances de gol, o São Paulo voltou a vencer no Brasileirão. Apoiado pela torcida, que com a promoção da diretoria tricolor, lotou o estádio, o time de Paulo Autuori dominou quase todo o jogo, atuando no primeiro tempo com Ademilson como a grande surpresa na escalação, com o time demonstrando lentidão na saída de bola e tinha como principal jogadores o meia Ganso, que organizava o clube paulista.

Pela lado do Fluminense, o time que atuou com Edinho, fazendo a função de terceiro zagueiro, apostou em um esquema com apenas um atacante, dois meias (Felipe e Wagner) em uma tentativa de aumentar o poder criativo do time e com 2 volantes, para anular Jadson e Ganso. O tricolor carioca apostava ainda, nas jogadas de linha de fundo com o lateral Carlinhos.



Com poucos espaços e muita marcação, com excesso de faltas. A primeira boa jogada aconteceu aos 11 minutos de jogo, quando Diguinho fez boa jogada individual e passando para Samuel, que disputou bola com Rogério e tentando um penalti, que, acertadamente, não foi marcado pelo juiz da partida.


O jogo continuou com os sistemas defensivos prevalecendo diante dos sistemas ofensivos. O Fluminense com três zagueiros e dois volantes, segurava os meias do São Paulo que até ali pouco produziam e via Wagner e Felipe terem atuações discretas deixando assim Samuel isolado e Carlinhos ser anulado pelo volante Fabricio que ajudava na cobertura de Douglas.

Apenas aos 27 minutos de jogo, o time paulista teve sua primeira chance real de gol. Ganso recebeu a bola na intermediária e deu bom passe para a entrada de Luis Fabiano entre os zagueiros. O atacante disputou a bola no corpo e em um carrinho, de pé trocado, acertou a bola no gol do Fluminense, na saída de Diego Cavalieri.

O lance gerou reclamações do técnico Wanderley Luxemburgo, que tinha no momento um jogador a menos, uma vez que Jean, sentira uma lesão muscular e o técnico queria que fosse autorizada a substituição. Sendo obrigado a mexer e com o time atrás do placar, Luxemburgo colocou o jovem e bom atacante Kennedy, buscando assim aproximar um jogador de seu homem de referência que encontrava dificuldades.

Com posse de bola de 67% o São Paulo dominava o jogo, mas não conseguia criar chances de gol e o técnico Paulo Autuori, se viu obrigado a mexer no time, colocando o jovem meia Lucas Evangelista no lugar do atacante Ademilson, que saiu de campo machucado.

Após as substituições o São Paulo ainda teve duas chances de gol. A primeira ocorreu aos 41 minutos de jogo, quando Rogério Ceni teve cobrança de falta perto da área e bateu por cima, logo em seguida Lucas Evangelista e a bola pegou efeito e quase enganou o goleiro Diego Cavalieri, que atento colocou a bola para escanteio. Com o São Paulo pressionando no fim do primeiro tempo, o segundo gol aconteceu no lance seguinte, após cobrança de escanteio curto, Reinaldo tentou o cruzamento e acertou a zaga, a bola sobrou para o lateral esquerda que soltou um belo chute cruzado e fez o segundo gol do São Paulo.

No intervalo os dois técnicos fizeram substituições. No São Paulo, Paulo Autuori promoveu a estréia do recém contratado Antonio Carlos no lugar de Fabricio, adiantando o volante Rodrigo Caio para sua posição original. No Fluminense, Luxemburgo irritado com a falta de criatividade do time, colocou o jovem meia Eduardo no lugar do experiente Felipe que pouco produziu.

Apesar das alterações, o jogo continuava igual, com os dois times criando poucas oportunidades e encontrando dificuldades para furar os sistemas defensivos. O Fluminense com pouca aproximação dos jogadores, dependia de jogadas individuais que não tinham eficácia e assim o técnico Wanderley Luxemburgo trocou o meia Wagner pelo atacante Biro Biro, tentando aproveitar das deficiências de marcação do São Paulo.

Com o São Paulo controlando o jogo, apenas aos 27 minutos uma boa chance de gol, quando Paulo Henrique Ganso roubou a bola de Edinho e arriscou de fora da área, com a bola batendo nas redes pelo lado de fora. A primeira boa chance do Fluminense surgiu apenas ao 32 minutos quando Carlinhos fez boa jogada individual e bateu cruzado para fácil defesa de Rogério Ceni.

O técnico Autuori, apostando no contra ataque, tirou o meia Jadson e colocou o atacante Aloisio, assim o Fluminense tentou uma pressão que pouco resultado gerou e apenas aos 36 minutos teve outra chance de gol, com o bom meia Eduardo, chutando de fora da área e a bola passou a esquerda do gol de Rogério.

Com o jogo já nos acréscimos, o meia Eduardo tabelou com o atacante Kennedy, que fez boa jogada de pivô e devolveu para o meia que de pé esquerdo colocou a bola no ângulo de Rogério, em um belo gol, porém não havia tempo para mais nada e o jogo acabou com a vitória do São Paulo que terminou com a sequência de jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro, porém manteve-se na zona de rebaixamento. 

Os dois times terminaram atuando da seguinte forma:

Apesar do bom resultado, o São Paulo pouco criou em campo e novamente Ganso e Jadson não atuaram bem juntos, o sistema defensivo teve boa atuação, bem como a boa atuação do lateral esquerdo Reinaldo no apoio.
No Fluminense a falta de criatividade do meio campo e a falta de aproximação dos jogadores é um fator preocupante, que precisa ser corrigido pelo técnico Luxemburgo, que cada vez mais, vê em Xérem opções interessantes como o jovem meia Eduardo, que entrou muito bem no jogo.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Analise do Campeonato Italiano 2013/14

Começa no fim de semana um dos campeonatos mais tradicionais do mundo.

O Campeonato Italiano, promete uma briga acirrada, não pelo título que deve ser novamente conquistado pela Juventus, mas sim pelas vagas que dão acesso as competições europeias, com muitos times do mesmo nível. Com times de peso no cenário internacional  e times médios se reforçando o campeonato promete emoções na parte de cima da tabela

Juventus : Atual bicampeã da Série A, a Juventus de Turim, comandada pelo técnico Antonio Conte, manteve a base de seu time e buscou reforços para o setor mais carente do elenco, o ataque. Adquiriu junto ao Manchester City, o argentino Carlitos Tevez e contratou em uma negociação sem custos o atacante Llorente, O jovem e rápido zagueiro Ogbonna, contratado junto ao rival Torino, inicia o processo de renovação da experiente zaga da Juventus.

Com um elenco forte não deve sentir as saídas de Giaccherini e Anelka para o futebol inglês, jogadores não muito utilizados por Conte na ultima temporada.

La Vecchia Signora, como é conhecido o time de Turim, é a base da seleção Italiana e tem em seu setor defensivo e no esquema de jogo compacto suas principais armas para o sucesso, faltando um jogador de habilidade, que desequilibre jogos, podendo Giovinco ou Tevez exercerem esse papel.

Time Base:
Buffon, Barzagli, Bonucci e Chiellini; Lichtsteiner, Pirlo, Vidal, Marchisio e Peluso; Tevez e Llorente.

Destaque: Pirlo. O veterano italiano é o líder da Juventus. Com bom passe, chutes de média e longa distância e qualidade nos lançamentos, organiza o time defensivamente e ofensivamente, sendo o motorzinho do time. Por seus pés passam todos os lances de perigo da Juventus, sendo assim essencial para o sucesso do time. Contratado, pela Velha Senhora, quando muitos achavam que deveria se aposentar, Pirlo deu a volta por cima e é o destaque não só do time de Turim, mas da seleção italiana.

Fique de olho: Pogba. Contratado na ultima temporada junto ao Manchester, em uma negociação sem custos, o jovem francês, com estilo semelhante ao de Patrick Vieira, deve manter a evolução do ano passado e ter mais chances no time titular. Com bom passe e muito forte fisicamente, o jogador capitão da seleção francesa sub 20, campeão mundial, pode ser um dos destaques do time italiano.


Milan: O tradicional time rubro-negro, terceiro colocado na ultima Série A, pouco se reforçou, contratando apenas o bom volante Poli, e o zagueiro Silvestre. Comandado por Massimiliano Alegre aposta suas fichas na experiência de seu elenco e no polemico atacante Balotelli, o clube manteve a base de seu time, deixando sair apenas Ambrosini, um dos últimos remanescentes da década de ouro do time italiano. 

Os Rossoneros, devem ter os mesmos problemas da temporada passada, com pouca criatividade no meio campo e uma zaga experiente, porém insegura, sem muitas peças de reposição a altura de seus titulares e com problemas financeiros, o time italiano deve lutar por uma vaga na Champions League e nada mais além disso.

Time base: Abbiati, Abate, Méxes, Zapata e Constant; De Jong, Nocerino, Montolivo e Boateng; El Sharaawi e Balotelli

Destaque: Balotelli. O polemico italiano, é a referência ofensiva e principal aposta do Milan. Muito forte, habilidoso e com ótima finalização, o atacante é o grande nome do elenco, devendo repetir as boas atuações que têm tido desde que chegou ao clube. Seu temperamento difícil e as constantes polemicas dentro e fora de campo, podem ser um fator a prejudicar os Rossoneros.

Fique de Olho: Poli. O jovem meia italiano, adquirido junto a Sampdoria, teve uma passagem discreta pela rival Inter de Milão, mas pode ter espaço no time do Milan. Com estilo semelhante ao de Pirlo, tendo bom passe e boa organização de jogo, pode ganhar espaço e se tornar peça fundamental no meio campo milanês.


Inter de Milão: Após uma péssima temporada em 2012/13, alcançando apenas a nona colocação, a Inter de Milão. Passando por uma reformulação de seu elenco, a Inter de Milão contratou o técnico Walter Mazzarri, que teve ótima passagem pelo Napoli, levando o clube a Champions League, dispensou ainda o veterano Stankovic e envolveu Antonio Cassano em um troca com o Parma. 

Buscando reforços, o time apostou em jovens revelações, como o atacante argentino Icardi, adquirido junto a Sampdoria por 13 milhões de euros, o atacante Belfodil ex-Parma, o meia central argelino Thaider, ex- Bologna e o volante Ruben Botta, ex- Tigres da Argentina. Além deles, os Nerazzurri, contrataram por empréstimo o bom zagueiro português Rolando, junto ao Porto e o jovem lateral direito Wallace do Chelsea.

Ainda precisando de jogadores de nome, para dar peso e tirar a pressão dos garotos, a Internazionale tenta a contratação de Samuel Eto'o para resolver os problemas de ataque do time italiano, que além dos jovens recém contratados, sofre com as constantes lesões de Diego Milito, podendo brigar por um lugar na Champions League, sendo mais provável que conquiste uma vaga na Europa League.

Time Base: Handanovic, Jonathan, Ranocchia, Juan (Samuel) e Alvaro Pereira; Guarin, Cambiasso, Kovacic, Belfodil (Alvarez) e Schelotto; Icardi.

Destaque: Ranocchia. O experiente zagueiro italiano, é o principal destaque da Inter de Milão. Com boa antecipação e ótimo jogo aéreo comanda o sistema defensivo dos Nerazzurri e passa segurança  ao time.

Fique de Olho: Kovacic. O jovem meia, contratado em janeiro, deve comandar as ações ofensivas da Inter de Milão. Habilidoso, com bom toque de bola, deve ditar os ritmos das jogadas e tornar-se peça chave na criação de jogadas da Internazionale, que sofre desde a saída de Sneijder, com a ausência de um jogador com esse estilo.

Napoli: O time que foi vice-campeão da ultima temporada, perdeu suas duas principais estrelas, o atacante uruguaio Cavani, artilheiro e referência do time, na maior transferência da história do clube, por 63 milhões de euros para o PSG e o técnico que reformulou o time Walter Mazzari para a Inter de Milão. Para o comando técnico os Azzurri contrataram o espanhol Rafa Benitez, que após campanhas medianas com a Inter de Milão e com o Chelsea tenta recuperar o prestigio que conquistou no Liverpool.

Com dinheiro em caixa, o Napoli foi ao mercado e repôs não apenas a saída de Cavani, mas a saída do experiente goleiro De Sanctis, contratando o jovem e bom goleiro Rafael para o futuro e contratando a pedido de Rafa Benitez o experiente Pepe Reina, por empréstimo e do experiente argentino Campagnaro, com a contratação de Raul Albiol.

A principal contratação foi o bom finalizador Higuain que cansado da rotação a que vinha sendo submetido no Real Madrid, assinou por 37 milhões de euros com o time italiano. O Napoli contratou ainda o atacante Callejon, o rápido atacante Mertens, ex- PSV, e fez valer a prioridade de compra do lateral esquerdo Armero, reforçando o elenco e dando opções para o técnico Rafa Benitez que disputará várias competições simultaneamente e deve brigar por uma vaga na Champions League.
  
Time base: Pepe Reina, Maggio, Cannavaro, Albiol e Armero; Inler, Behrami, Hamsik; Pandev, Insigne e Higuain

Destaque: Hansik. O meia eslovaco de 26 anos é o cérebro do Napoli. Com bom passe, técnica e organização de jogo, por ele passam as principais jogadas do time azul. Um dos remanescentes do time do Napoli, deve ser ainda mais importante para o funcionamento do setor ofensivo e assumir de vez uma posição de destaque após a saída de Cavani.

Fique de olho: Lorenzo Insigne. O jovem atacante italiano alia habilidade e rapidez ao bom poder de finalização. Com estilo de jogo semelhante ao de El Sharaawi, o jogador ganhou chances na pré temporada e deve ser uma das revelações da Série A.

Lazio: O time comandado por Vladimir Petkovic, resistiu as investidas de grandes clubes e manteve a base do elenco que iniciou muito bem o ultimo campeonato, mas caiu de produção e acabou ficando de fora das competições europeias. Com um time experiente, buscou alguns reforços como o meia Felipe Anderson adquirido junto ao Santos por 8 milhões de euros, o bom volante argentino Lucas Biglia, ex- Anderlecht e as apostas Brayan Perea e Diego Novaretti, contratados junto ao Deportivo Cali e ao Toluca respectivamente. Com um elenco com poucas peças de reposição sonha com uma vaga na Champions, mas deve acabar brigando por uma vaga na Liga Europa.

Time base: Marchetti, Konko, André Dias, Ciani e Radu; Cana, Biglia, Mauri, Hernanes e Candreva; Klose.

Destaque: Hernanes. O meia brasileiro é o cérebro do time, técnico, com bom passe e ótima finalização com os dois pés, é o principal articulador do time, que por vezes torna-se muito dependente das boas atuações do profeta.

Fique de olho: Felipe Anderson. O jovem meia brasileiro, foi a principal contratação da Lazio. Com rapidez e bom jogo tático pode vir a ser um dos destaques do time romano, se deixar de lado a irregularidade tão criticada quando atuava pelo Santos.

Roma: O time dirigido por Rudi Garcia, perdeu alguns de seus principais jogadores, faturando cerca de 60 milhões de euros na janela, com as saídas do goleiro holandês Stekelenburg, do zagueiro Marquinhos e do atacante Pablo Oswaldo.

Com dinheiro em caixa, os Gialorossi foram ao mercado e fizeram boas contratações como o bom zagueiro Benatia, adquirido junto a Udinese, o habilidoso meia central holandes Strootman, ex-PSV, o winger Gervinho, ex- Arsenal, o lateral direito Maicon, que estava no Manchester City, o experiente goleiro De Sanctis, ex-Napoli e a jovem revelação croata, o zagueiro Jedvaj, ex- Dinamo Zagreb, de apenas 18 anos.

Com boas opções no elenco, o time sonha com uma vaga na Champions League, e pode surpreender há muitos ao alcança-la, sendo porém muito provável que lute por uma vaga na Europa League.

Time base: De Sanctis, Maicon, Burdisso, Benatia e Balzaretti. De Rossi, Strootman, Pjanic, Lamela e Gervinho; Totti.

Destaque: De Rossi. O experiente volante italiano é um dos líderes do time. Comandando o setor defensivo, o jogador dá ainda qualidade na saída de bola do time da Roma. Com bom desarme e bom passe é essencial para o funcionamento do time italiano.

Fique de olho: Lamela. O jovem meia argentino, foi um dos destaques da ultima temporada. Canhoto e muito habilidoso, o jogador foi o principal criador de jogadas da Roma e deve crescer ainda mais de produção nessa temporada e tornar-se elemento chave. Seu estilo semelhante ao de Robben, chamou a atenção de grandes clubes europeus, que estão ainda mais atentos as atuações do argentino.

Fiorentina: O time comandado por Vicenzo Montella, se reforçou muito na ultima temporada e apesar de vender seu principal jogador, o sérvio Jovetic, para o Manchester City, fez novamente um bom mercado, contratando o atacante Mario Gomez, junto ao Bayern de Munique, o habilidoso Ilicic junto ao Palermo, o meia direita Joaquim, ex- Málaga e o experiente Ambrosini, ex-Milan.

Com boas opções para o elenco, como Ljacic, Joaquim e Matias Fernandez, a Fiorentina, que teve além de Jovetic, teve a saída de Sissoko para o PSG, o time deve manter as boas atuações que o levaram ao quarto lugar na ultima liga e é um dos principais candidatos a uma vaga na Champions League.

Time base: Lupatelli, Gonzalo Rodriguez, Savic e Roncaglia; Cuadrado, Pizarro, Borja Valero, Aquilani e Ilicic; Rossi e Mario Gomez.

Destaque: Mario Gomez. O Super Mario é a principal aposta de gols do time de Florença. Com presença de área, boa finalização e bom jogo aéreo deve ser a referencia do time roxo e deve ter muitas chances de gol, atuando ao lado dos bons Ilicic e Rossi.

Fique de olho: Rossi. O bom atacante italiano, foi disputado por grandes times na ultima janela e acabou optando pela Fiorentina. Rápido e dono de uma perna esquerda habilidosa, o jogador deve fazer valer tudo que dele se espera e fazer uma boa dupla de ataque com Mario Gomez.

Outros times que podem surpreender:


Udinese: O time de Udine, quinto colocado na última liga, pode brigar novamente por uma vaga na Europa League. Apesar de perder o zagueiro Benatia para a Roma, contratou o bom volante Jadson junto ao Botafogo.

Com a experiência do interminável Di Natali e apostando em jovens revelações como o atacante Luis Muriel e o lateral Gabriel Silva, pode novamente ficar a frente dos grandes italianos.



Catania: O time italiano, que leva o nome de sua cidade, foi uma das surpresas da ultima temporada. Com um elenco com muitos jogadores argentinos, perdeu sua principal estrela, o bom meia Alejandro Gomez, para o Metalist, mas se reforçou com o ótimo lateral direito Peruzzi, um dos destaques do Velez e o bom lateral esquerdo Monzon, que se juntam aos também hermanos Maxi Lopez, Andujar e Barrientos, na missão de repetir a sétima colocação.

Com um time bem montado e aguerrido deve causar alguma dificuldade aos grandes e fazer boas partidas sob o comando do técnico Maran.



terça-feira, 20 de agosto de 2013

A nova forma de contratar talentos sul-americanos, adotado pelos europeus.

O mercado sul-americano sempre foi a principal fonte de talento para os europeus, que contratavam jogadores a baixo custo e os revendiam após destaque dos mesmos para outros clubes ou apostavam nos mesmos para fazer carreira nos clubes. Alguns jogadores como Ronaldo Fenomeno, Ronaldinho, Kaká, Aguero, Falcão e Cavani foram comprados a preços pífios e geraram lucros absurdos ao times europeus que apostaram nos mesmos.

Com o passar do tempo os clubes sul-americanos perceberam essa tendência e outros clubes europeus perceberam se tratar de um grande negócio a busca de revelações em países com menor poder financeiro, algo que inflacionou o mercado e obrigou os clubes a contratarem jogadores por preços maiores quando já tinham alcançado certo destaque em seu continente.

Recentes negociações como as de Lucas, Bernard, Paulinho, Oscar e Neymar, demonstram a inflação e a maior valorização de jogadores que ainda não provaram seu valor no continente europeu, mas tinham status de craques em seu país, recebendo seus clubes, valores de padrão europeu.

Até mesmo jogadores desconhecidos no país ou sem grande destaque no profissional como Lucas Piazon e Felipe Anderson geraram boas rendas aos seus clubes, sendo ainda apostas e podendo o dinheiro ter sido mal gasto. Algumas negociações falhas como as de Keirrison e Henrique para o Barcelona e André para o Dynamo, tornaram-se grandes fracassos e abriram os olhos dos clubes para o risco que envolve tais negociações, quanto a adaptação do jogador ao clima e ao estilo do futebol europeu.

Diante desse cenário os times europeus, passaram a adotar outras formas de contratar jogadores nos mercados mais valorizados como Argentina e Brasil, sem correr o risco de perderem tanto dinheiro e ainda terem a possibilidade de lucro num futuro próximo.

A mais conhecida é a contratação de talentos ainda na fase que não podem assinar seu primeiro contrato, o que exige grande conhecimento do mercado sul-americano, olheiros competentes e grandes contatos, o que começa a ser cada vez menos interessante para os jovens brasileiros, que recebem de seus clubes, salários de jogadores profissionais na tentativa de manter seus craques.

Ainda o status que ganham no Brasil, atuando no profissional e as chances para atuarem nos mesmos, são maiores que em clubes europeus que têm grandes elencos e acabam ignorando por vezes a base de seus times. Um exemplo claro disso é o já citado Lucas Piazon que era tido como grande revelação no Chelsea e ainda não jogou pelo clube ou ainda o atacante Wellington Silva que tem sido emprestado pelo Arsenal a times da segunda divisão espanhola, quando aqui no Brasil chegou a ser titular no Fluminense.

Assim os grandes clubes europeus passaram a utilizar uma modalidade muito comum na Europa, mas que ainda não havia sido muito utilizada com clubes sul-americanos, o empréstimo com passe fixado. Dessa forma buscam jogadores ainda em formação e que tiveram algum destaque nos times profissionais de seus times, demonstrando talento, mas por falta de oportunidade ou qualquer outro fator ainda não conseguiram se fixar como titulares.

Para seduzir os clubes da América do Sul, os times europeus, pagam quantias consideráveis pelo empréstimo dos jogadores e estipulam preços baixos para a compra, fazendo assim, com que os dirigentes acreditem ser uma grande oportunidade e que provavelmente terão seus jogadores de volta ao fim do empréstimo como acontece no Brasil, por vezes. Dessa forma, os clubes europeus tem a possibilidade de diminuir o risco e dar tempo aos jovens jogadores de se adaptarem ao estilo do futebol europeu e podem ter grandes lucros.

São exemplos dessa prática recente o volante Casemiro, ex- São Paulo e o atacante Sergio Araujo, ex-Boca Juniors, que eram tidos como promessas de seus clubes e foram emprestados a Real Madrid e Barcelona, respectivamente. Após um período nos times B, para avaliação dos jogadores, o Real Madrid fez valer a clausula de compra do volante Casemiro, enquanto o Barcelona preferiu liberar o atacante argentino para o Boca Juniors novamente.

Agradado com os resultados e a diminuição de custos e de riscos do negócio, o Real Madrid, tenta agora a contratação do volante Alan Santos, boa promessa do Santos, que ainda não conseguiu se firmar na equipe titular santista, seguindo assim o exemplo de Casemiro.

O principal exemplo desse tipo negócio é o zagueiro Marquinhos, ex- Corinthians, uma das promessas da base do time do Parque São Jorge, a Roma propôs o empréstimo do jogador com passe fixado. Com grande potencial, e sem espaço no time titular, o Corinthians acabou por ceder o jogador diante do alto valor, acreditando que o time italiano não faria valer a clausula de compra do jogador e teria um jogador experiente de volta ao seu elenco.

Ocorre que o zagueiro, emprestado por 1 milhão e 500 mil euros (valor considerado alto pela direção do Corinthians, para um jogador sem destaque no time profissional) teve boas atuações chamou a atenção de grandes times europeus. Com o passe fixado em 3 milhões de euros, a Roma resolveu por adquirir o jogador, que foi, vendido para o PSG da França, por 35 milhões de euros, seis meses após ser comprado, deixando o Corinthians de arrecadar cerca de 30 milhões de euros com a transferência.

Dessa forma, segue o alerta, para os clubes sul-americanos, quanto a nova forma de negociação dos europeus, que diminui os riscos financeiros dos mesmos e aumenta os riscos de prejuízos dos clubes formadores, mostrando que nem sempre esse tipo de negócio é rentável, não apenas pelo prejuízo financeiro futuro, mas também por não poder o time usufruir do jogador em seu time profissional, fator para o qual a categoria de base existe...

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Corinthians, a irregularidade dos campeões mundiais de 2012

Depois do titulo do mundial interclubes diante do Chelsea, o time do Parque São Jorge surpreendeu a todos ao anunciar reforços de grande qualidade, reforçando ainda mais o elenco com jogadores como Gil, Renato Augusto e Alexandre Pato, contratado para ser o grande astro do time e ídolo da torcida corinthiana.

O clube ainda resistiu as investidas de grandes clubes europeus e manteve quase todo seu elenco, perdendo apenas jogadores reservas e pouco aproveitados como o meia peruano Ramirez e o zagueiro Wallace, Um desentendimento com o técnico Tite, fez com que o clube recebesse um pedido de transferência do atacante argentino Martinez, que com a chegada de Pato e Renato Augusto e o grande número de opções ofensivas foi negociado com o Boca Jrs.

Apesar disso as atuações consistentes do time, deixarem de ser algo regular e mesmo com o título paulista, o clube não repetiu no ano de 2013 as boas atuações que o levaram a grandes títulos. A posição atual do time na tabela, reflete muito mais um campeonato marcado por times irregulares do que pelas atuações do alvinegro paulista que tem a melhor defesa do campeonato brasileiro e um dos piores ataques.

O time após a saída de Paulinho, tem tido poucas variações táticas e atua no mesmo 4-3-3, que se torna um 4-5-1 sem a bola, com Emerson e Romarinho acompanhando os laterais adversários e Danilo ajudando na marcação dos volantes, ficando assim com menos criatividade, a diminuição da marcação no campo do adversário. Com jogadores menos esforçados taticamente do que eram Jorge Henrique e Paulinho, o time diminuiu a marcação da saída de bola do adversário, algo que permitia que por vezes iniciasse suas jogadas com o outro time desarmado defensivamente ou ao menos que as bolas chegassem ao seu campo de defesa através de lançamentos longos, facilitando cortes da defesa.

 

Um dos pontos chave da irregularidade do Corinthians, seria a falta de motivação do elenco, que depois de ser campeão de todos os títulos possíveis tem encontrado dificuldade em manter o alto nível de concentração e dedicação exigida para que funcione o esquema tático do técnico Tite, que exige doação e atenção durante todo o jogo, atuando na maior parte das vezes no erro do adversário. Esse fator pode sim ser algo a se considerar, porém a reformulação do elenco com a saída de jogadores que estavam há muito tempo no clube como Chicão e Jorge Henrique, a saída de Paulinho e a politica do técnico de escalar os melhores não dá espaço para acomodações.

As recentes conquistas fizeram o clube paulista ser estudado pelos adversários, que não são surpreendidos e até mesmo adotam o estilo de jogo do Corinthians como exemplo a ser seguido, dessa forma, o tecnico Tite, munido de um bom elenco, como jogadores versáteis como o meia Renato Augusto que pode atuar até mesmo como um segundo volante, precisa reavaliar sua forma de jogo, se reinventar para voltar a surpreender o adversário.

O esquema de jogo do time de Parque São Jorge, perdeu seu poder de contra ataque com a saída do volante Paulinho, que foi até sua despedida era o principal elemento de ligação entre a defesa e o ataque, surpreendendo as defesas dos adversários, por aparecer sempre vindo de trás. O substituto escolhido pelo técnico Tite é o volante Guilherme, que com bom chute de média e longa distância e boa organização de jogo, tirou a velocidade do time que antes jogava pelo contra ataque e agora depende da criação de Danilo e de jogadas individuais dos atacantes. A entrada de Renato Augusto como segundo volante, auxiliando Danilo na criação de jogadas, ou ainda no lugar de um dos atacantes, mudando assim o esquema para um 4-2-2-2, pode trazer um aumento de criatividade ao time do Parque São Jorge.

Elenco e bons jogadores, o time tem de sobra, falta saber se o Corinthians e o técnico Tite, irão manter-se motivados e se vão saber lidar com os problemas de criação do time após a saída de Paulinho.

sábado, 17 de agosto de 2013

Os problemas do Fluminense.

O Fluminense, começou a temporada sendo apontado como favorito em qualquer competição que viesse a participar. Com a manutenção do time que foi campeão brasileiro em 2012,  e com alguns reforços pontuais para o elenco que necessitava de peças de reposição a altura para as laterais, contratou o lateral direito Wellington Silva, um dos destaque do Flamengo no Campeonato Brasileiro e que pertencia ao Boavista do Rio de Janeiro e o experiente argentino Monzon, junto ao Lyon da França.

O Tricolor das Laranjeiras contratou ainda o experiente meia Felipe, e o rápido e voluntarioso Rhayner, que se destacara no Naútico, como opções para o então técnico Abel Braga, que manteve a formula de sucesso, do ano anterior, misturando os talentosos garotos de Xerem, com jovens revelações pinçadas de times menores e jogadores experientes com grande poder de decisão.

Ao contrário do ano anterior, o time não se firmou, mostrou os mesmos defeitos de outrora, com problemas na dupla de zaga, com os experientes Gum, Leandro Euzebio e Anderson, que demonstram não ter o vigor físico necessário para acompanhar os atacantes. Como contra ponto a falta de velocidade, Abel Braga, apostava no prata da casa Digão, que com muito vigor físico, ainda comete erros infantis e o volante que atua quase como que um terceiro zagueiro Edinho.

Eliminado de forma precoce na Libertadores da América e sem conseguir o título do campeonato carioca, o técnico Abel Braga passou a ser pressionado e com um péssimo inicio no campeonato Brasileiro, foi substituido pelo ultrapassado Luxemburgo, que acumula demissões e fracassos desde sua saída do Real Madrid.

Os problemas do Fluminense continuaram os mesmos e pioraram ainda mais com as saídas do veloz Wellington Nem e do meia Thiago Neves, que apesar da má fase, era uma opção interessante diante da inconstância de Wagner, o meio de campo com jogadores de nome, apresentou como no ano anterior problemas de lesão do principal organizador do time, o meia Deco, que ainda foi pego em um exame antidoping e ficou afastado do time por 60 dias. O meia Felipe, tem dificuldades físicas e não consegue impor o ritmo de jogo necessário para atuar em um time do porte do Fluminense.

Com problemas de criatividade no meio campo, o Fluminense é um time dependente do artilheiro Fred, que tem grande histórico de lesões como seus parceiros, tem sua criação de jogadas na lateral esquerda com Carlinhos como principal arma e a forte bola parada, marca do time do ex treinador Abel Braga.

Se quiser melhorar, o Fluminense precisa urgentemente melhorar a criação do meio campo, arrumar o lento sistema defensivo que não consegue fazer a cobertura adequada aos laterais Bruno e Carlinhos que tem forte apoio, mas são fracos defensivamente. O futebol moderno exige cada vez mais, velocidade e compactação do setores, e a chave para a volta do sucesso do time, passa pelos pés do volante Jean e de Rhayner que se destacaram no primeiro semestre, ajudando na marcação e dando velocidade ao time na transição da defesa para o ataque.

O centroavante Fred é peça essencial, mas não pode ser a unica opção ofensiva do time, a bola tem que chegar redonda para o atacante, que necessita de bons armadores, assim a recuperação do meia Wagner ou uma mudança no esquema tático se faz necessário, uma vez que, Rafael Sóbis é um atacante com boa finalização, mas não é dos mais criativos.

Assim, o Fluminense ainda tem um dos melhores elencos, mas precisa recuperar peças essenciais para o funcionamento do time, fortalecer seu sistema defensivo e recuperar ou buscar no mercado agora escasso, meias criativos que ajudem o atacante Fred, outra solução para o meio campo, pode ser o jovem, mas ainda inexperiente Eduardo, que com habilidade tem recebido chances de Luxemburgo.

Ainda se faz necessária, maior rapidez, algo que o clube perdeu com a saída de Wellington Nem, podendo a solução estar novamente em Xerém, que tem o rápido Marcos Rocha e o jovem Kennedy, como soluções que ainda tem que ser trabalhados, mas precisam de chance e experiência para evolução.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Preview Premier League 2013/2014


Uma nova temporada está por começar no futebol inglês. 

A liga de futebol de maior valor no mundo e umas das ligas com mais times candidatos ao titulo, teve investimentos pesados, mudanças no comando técnico de grandes equipes e poderá ter algumas surpresas essa temporada. Com o mercado ainda aberto, algumas equipes ainda negociam contratações e manutenções de jogadores.

Manchester United: O atual campeão, viu Alex Ferguson se aposentar e deixar o clube após 27 anos no comando técnico do clube e para o seu lugar, contratou David Moyes, ex-tecnico do Everton. Os Red Devills manteve até aqui quase todo o time campeão (perdendo apenas Paul Scholes, aposentado), e não fez grandes investimentos, contratando apenas o jovem lateral direito uruguaio Varela, adquirido junto ao Peñarol do Uruguai.

O time ainda luta pela manutenção do craque Wayne Rooney, envolvido em especulações que dão conta de uma saída próxima.

Time base: De Gea, Rafael, Vidic, Rio Ferdinand e Evra; Carrick, Cleverley, Valencia e Giggs; Rooney e Van Persie

Destaque: Van Persie. Artilheiro do time na ultima temporada, o holandês tem tudo para ser novamente o destaque do United, com finalização apurada e boa tecnica, o jogador contratado junto ao Arsenal na ultima temporada, deve repetir as boas atuações.

Fique de olho: Wilfried Zaha. O jovem winger de 20 anos, foi contratado junto ao Crystal Palace por cerca de 11,5 milhões de euros, em janeiro de 2013 e foi imediatamente emprestado para seu time de origem. Habilidoso e muito veloz, pode se tornar uma opção interessante para o clube inglês que se vê em problemas na posição, devido a idade de Ryan Giggs e as atuações irregulares de Ashley Young, Nani e Kagawa.

Palpite: O clube inglês deve brigar pelo titulo novamente, sendo quase certa presença nos 4 primeiros lugares da liga.


Manchester City:  O atual vice campeão inglês, assim como seu rival, decidiu-se pela troca de comando, demitindo o italiano Roberto Mancini e contratando o ex-treinador do Málaga Manuel Pellegrini. Os Citizens, mantiveram a base do time campeão, repuseram algumas saídas como de Balotelli para o Milan e Carlos Tevez para a Juventus, com as contratações de Jovetic, junto a Fiorentina e Negredo, ex- Sevilla e ainda reforçaram o meio campo, contratando o meia central Fernandinho ex-Shakhtar e o winger da seleção espanhola Jesus Navas, ex- Sevilla, gastando cerca de 115 milhões de euros em reforços.

O setor defensivo é ainda o principal problema do time inglês, que perdeu o experiente e pouco aproveitado Kolo Toure para o Liverpool e o lateral direito Maicon, que com problemas de lesão, não atuara muito na Roma.

Time base: Hart, Zabaleta, Kompany, Lescott e Clichy; Yaya Touré,  Fernandinho, Silva e Nasri; Aguero e Negredo.

Destaque: Yaya Toure. O meia central é o motor do time inglês, organizando o time na defesa e no ataque. Com técnica apurada, habilidade e um físico invejável, o jogador é essencial para o bom futebol do City na temporada.

Fique de olho: Jovetic. O habilidoso atacante sérvio, foi contratado junto a Fiorentina, após ser o grande destaque da equipe na ultima temporada. É rápido, bom finalizador e muito técnico, devendo fazer valer a grande quantia nele investida.

Palpite: O clube inglês é um dos candidatos ao titulo e parece quase certa, na pior das hipóteses, uma vaga entre os quatro primeiros.

Chelsea: Terceiro colocado na ultima temporada, os Blues optaram por uma mudança no comando técnico e trouxeram o técnico José Mourinho para o lugar de Rafa Benitez, tendo sido essa a principal contratação e a principal aposta do time londrino, que investiu cerca de 30 milhões de euros na contratação de Schurrle junto ao Leverkusen e de Van Ginkell, ex- Vitesse. O clube inglês ainda manteve a base do ano passado, dispensado o veterano Malouda e emprestando jogadores pouco utilizados como Romeo e Marin.

O clube inglês ainda tenta a contratação de Wayne Rooney junto ao Manchester United, como forma de resolver seu principal problema na ultima temporada, a falta de gols de Fernando Torres e Demba Ba.

Time Base: Cech, Azpiculieta, David Luiz, Terry e Ashley Cole; Mikel, Essien (Ramires), Mata, Lampard e Hazard; Fernando Torres.

Destaque: David Luiz. O zagueiro brasileiro é a base do sistema defensivo do Chelsea. Com velocidade, qualidade na bola aérea e no desarme, boa antecipação e ainda qualidade na saída de bola, o jogador é de suma importância para o time de Londres.

Fique de olho: Kevin de Bruyne. O jovem meia belga de 22 anos, foi contratado em 2011 pelos Blues e foi emprestado para o Gent e para o Werder Bremen. Com ótima visão de jogo, qualidade no passe e no drible, o jogador já foi destacado por José Mourinho e deve ser mais utilizado no time inglês, após ter tido destaque no Werder Bremen, fazendo dez gols e dando 9 assistências na ultima temporada.

Palpite: O Chelsea pode brigar pelo titulo, porém com o elenco atual,  o mais provável é que conquiste uma vaga na Champions League e nada além disso.


Arsenal: Quarto colocado na ultima liga, o Arsenal manteve Wenger e pouco se reforçou até aqui, contratando apenas o jovem atacante Yaya Sanogo junto ao Auxerre. Os Gunners venderam o winger Gervinho para a Roma, o zagueiro Squilacci para o Bastia da França e o lateral André Santos para o Flamengo.

O clube inglês ainda tenta a contratação de um atacante, diante das más atuações de Giroud e Podolsk, esperando esse ano não sofrer com tantas lesões, como tem ocorrido nos ultimos anos.

Time Base:
Szczesny, Sagna, Mertesacker, Vermaelen e Monreal; Diaby, Arteta, Wilshere, Cazorla e Walcott; Giroud.

Destaque:
Santi Cazorla. O meia espanhol foi o destaque do time espanhol. Habilidoso, agil, com visão de jogo e bom passe, por ele passam a contrução de jogadas, é o cérebro do time e o motorzinho do mesmo.

Fique de Olho: Wilshere. O jovem meia inglês é tido como revelação há anos e como substituto de Cesc Fabregas, porém sofre há duas temporadas com seguidas lesões. Com uma sequência de jogos, pode finalmente virar o grande jogador que dele se espera e em um futuro próximo assumir a posição de Gerrard na seleção inglesa.

Palpite: Os Gunners devem lutar até o fim da competição por uma vaga na Champions e nada além disso. Viu seus concorrentes se reforçarem e manterem seus times bases o que deve dificultar ainda mais a conquista da vaga na maior competição européia.


Tottenham: Quinto colocado na liga inglesa, o time inglês comandado por Villas-Boas, manteve a base de seu time e contratou ótimas opções para o meio campo e para o ataque, gastando até aqui quase 70 milhões de euros em reforços, sendo os principais nomes o volante Paulinho, ex-Corinthians, o atacante Soldado adquirido junto ao Valência, o volante Capoue, ex- Toulouse e o meia Chadli, ex Twente. As saídas do norte americano Dempsey, dos ingleses Huddlestone e Parker e do zagueiro Cauker não devem ser sentidas.

A grande novela da janela é o meia atacante galês Bale, craque dos Spurs e eleito o melhor jogador da ultima Premier League, que negocia desde o inicio da janela sua saída do Tottenham. Caso se confirme sua saída terá o time londrino dinheiro para repor a saída do jogador, porém sentirá, sem duvida alguma, a ausência do jogador.

A zaga pode ser outro problema do Tottenham, já que o time conta com apenas tres zagueiros no elenco e com uma temporada longa pela frente, poderá ter problemas no setor.

Time Base: Lloris, Walker, Dawson, Vertonghen e Etoko. Capoue, Paulinho, Lennon, Dembele e Bale; Soldado.

Destaque: Gareth Bale. Melhor jogador da ultima Premier League, o craque galês alia habilidade, força fisica, boa visão de jogo e boa finalização. Todos os bons lances passam por seus pés, sendo um jogador completo.

Fique de Olho: Sigurosson. O islandês foi o 12º jogador do time inglês na ultima temporada, Podendo atuar com meia ou atacante, ainda precisa amadurecer seu futebol, que tem na força física, na técnica e na versatilidade suas maiores armas. 

Palpite: Têm grandes chances de conquistar uma vaga na Champions League, porém ainda faltam jogadores diferenciados para brigar mais acima.

Liverpool: Sétimo colocado na ultima liga inglesa, o time manteve o tecnico Brendan Rodgers e foi ao mercado contratando os atacantes Luis Alberto e Iago Aspas no futebol espanhol, junto ao Sevilla e ao Celta respectivamente, além da contratação do goleiro belga Mignolet junto ao Sunderland, e do experiente Kolo Touré como reposição de Pepe Reina (Napoli) e Carragher (aposentado). O clube ainda vendeu o meias Spearing e Shelvey.

Assim como outros clubes, a grande noticia do mercado é a possibilidade de transferência de Luis Suarez, grande destaque nas ultimas temporadas e artilheiro dos Reds, o que pode acontecer nas próximas semanas. O grande desafio do Liverpool é manter as boas atuações do final de época e uma consistência maior do sistema defensivo, que é frágil e não foi reforçado.

Time Base: Mignolet, Glen Johnson, Agger, Skrtel, José Enrique; Lucas Leiva, Allen Gerrard, Sturridge e Coutinho. Luis Suarez.

Destaque: Luis Suarez. O atacante uruguaio foi o artilheiro e principal jogador do time inglês. Com boa tecnica, habilidade, finalização e rapidez, o jogador é a referência dos Reds e sua principal arma ofensiva. Seu comportamento dentro e fora de campo atrapalha o jogador e o time, mas não o torna menos essencial para qualquer pretensão do Liverpool.

Fique de Olho: Coutinho. O jovem meia atacante brasileiro, contratado em janeiro, foi um dos melhores jogadores do time no fim de temporada, onde o Liverpool demonstrou seu melhor futebol. Com boa visão de jogo, habilidade, velocidade e técnica, o jogador tornou-se o principal construtor de jogo dos Reds e deve ter ainda mais destaque nessa temporada.

Palpite: O clube inglês pode até brigar por uma vaga na Champions, mas o mais provável é que acabe brigando por uma vaga na Europa League e nada além disso.

                                                         
Outros times que podem se destacar:
 Everton: O time de Liverpool, perdeu sem comandante para o  Manchester United e contratou o espanhol Roberto Martinez que dirigia o  Wigan. Sexto colocado no ultimo campeonato inglês, o time pode repetir  suas atuações e conquistar novamente uma vaga na Europa League, tendo  em vista que manteve seu elenco e ainda contratou Arouna Koné junto ao  Wigan, por indicação do novo técnico.

 Tem como destaque jogadores experientes como o lateral esquerdo  Baines e os belgas Fellaini e Mirallas, grandes destaques do time na ultima  temporada. O jovem Deolofeu, emprestado pelo Barcelona, pode ser  outro destaque do time.


Newcastle: Os Magpies, são treinados por Alan Perdew, e apesar da má campanha na ultima temporada, tem chances de melhorarem seu desempenho e brigarem por uma vaga na Europa League. Com bons jogadores como o goleiro Krul, o lateral francês Debuchy, os volantes Sissoko e Cabeye, o winger Ben Arfa e o atacante Papis Cisse,  time inglês tem uma base formada que lhe permite sonhos mais altos do que a 15ª posição alcançada na ultima liga.

O Newcastle ainda contratou o atacante francês Loic Remy, para repor a saída de Demba Ba para o Chelsea na janela de verão da ultima temporada.


West Brom: Oitavo colocado na ultima liga inglesa, o clube dirigido por Steve Clarke, pode ser outra surpresa na temporada.

A manutenção da base que tem jogadores como o goleiro Ben Foster, o zagueiro Liadgewell, o meia e capitão Chris Brunt e o atacante nigeriano Odemwingie, o time inglês foi ao mercado e contratou os experientes Diego Lugano e Nicolas Anelka em negociações sem custos para os cofres dos clube. Com um time experiente e com padrão de jogo e alguns nomes conhecidos, pode o West Brom superar expectativas.



Swansea: O time galês foi uma das surpresas da ultima temporada. Apesar da nona posição apresentou um bom futebol comandado pelo técnico dinamarquês Michael Laudrup.

Mantendo a base do bom time que tinha como destaques os meias Pablo Hernandez e Nathan Dyer, o zagueiro espanhol Chico e o  goleiro holandês Vorm, o time foi ao mercado e contratou o jovem  meia central Shelvey junto ao Liverpool e o atacante destaque da liga  holandesa Wilfried Bony, reforçando ainda mais um time que com um  futebol ofensivo, surpreendeu a todos na ultima época .


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A nova geração belga!

A seleção belga tem como maiores conquistas um vice campeonato europeu e a quarta colocação na Copa do Mundo de 86, e desde lá participou de poucas copas do mundo e sem destaque algum. Com uma liga enfraquecida e sem muitos resultados, a Bélgica apresenta ao mundo uma nova geração que lhe permite sonhar em não apenas participar de competições internacionais.

Na primeira colocação no qualificatório europeu para a Copa do Mundo de 2014, em um grupo sem uma grande potência, mas com times tradicionais como a Croácia e a Sérvia, parece quase certa a presença belga na Copa do Mundo de 2014.

Com um futebol envolvente e com opções interessantes no elenco e sob o comando do técnico Marc Wilmots, os Diabos Vermelhos já tiveram alguns resultados expressivos, vencendo a forte Holanda por 4 a 2, em amistoso realizado em 2012 e os EUA pelo mesmo placar em 2013, tendo agora como próximo desafio a forte seleção francesa.

Atuando em um 4-5-1 que varia para um 4-3-3 ofensivo e compacto, a seleção belga aposta na habilidade e no poder de desequilibrar o jogo de Eden Hazard, no forte miolo de zaga e no poder de organização de jogo e de impor ritmo de Dembele, Witzel e Fellaini.

No gol, a seleção belga conta com o experiente e recém contratado pelo Liverpool, Simon Mignolet, um goleiro ágil e com reflexos apurados que passa segurança, tendo como seu reserva imediata o jovem Thoubais Courtois, titular da meta do Atlético de Madrid e visto como o futuro substituto de Cech no Chelsea.

As laterais são o maior problema da seleção belga, que utiliza o zagueiro e lateral esquerdo do Tottenham, Vertonghen como solução para o lado esquerdo e o experiente Gillet na lateral direita. Ambos dão consistência defensiva, porém são fracos no apoio.

O miolo de zaga formado pelo capitão do Manchester City e da seleção belga Kompany, e pelo zagueiro canhoto Vermaelen é um dos pontos fortes do selecionado. Ambos são fortes fisicamentes, técnicos e tem boa antecipação e recuperação. Ainda para o setor o time belga conta com Alderweireld, zagueiro jovem e destaque do Ajax e da liga holandesa e com o experiente Van Buyten, hoje reserva no Bayern de Munique, mas que com experiência e força fisíca é uma ótima opção de banco.


O meio de campo é formado pelos jovens Fellaini e Witzel que com boa saída de bola, bom poder de marcação e boa organização de jogo ditam o ritmo de jogo da equipe e são destaques no Everton e no Zenit, respectivamente, tendo sido o ultimo uma das maiores transferências da ultima janela. O meia central Defour e o experiente Simons são opções interessantes que permitem aos Diabos Vermelhos manterem o padrão de jogo na ausência dos titulares.

O setor de criação do time, têm como destaque o jovem Eden Hazard, apontado como uma das revelações européia dos últimos anos, é muito rápido e habilidoso, com estilo semelhante ao de Gotze, ainda não conseguiu se firmar no Chelsea e repetir as boas atuações que fizeram do Lille um dos times a ser batido na liga francesa.

Além de Hazard, o meia Dembelé é outro destaque, com bom toque de bola e bastante técnico, foi um dos destaques do Tottenham, ditando o ritmo do time e criando jogadas, sendo apontado como um dos pilares do clube londrino. Rápido e com boa finalização o winger Mirallas completa o meio campo belga, que tem como opção o jovem e habilidoso De Bruyne, destaque do Werder Bremen na ultima temporada com 10 gols e 9 assistências e já destacado por José Mourinho, no Chelsea da Inglaterra e o winger recém contratado pelo Tottenham, Chadli.

Para o ataque a seleção belga conta com o também jovem Romeo Lukaku. que com ótima estatura, boa presença de área e boa finalização demonstra condições de ser ótimo jogador em um futuro próximo e com o atacante Benteke, um dos destaques do Aston Villa da Inglaterra.

Analise tática da Belgica: