quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Cronica do jogo: Grêmio 2 x 0 Santos

Com desvantagem no placar agregado, após ser derrotado por 1 a 0 na Vila Belmiro, o Grêmio jogava em casa e precisava vencer sem tomar gols, devido ao critério do gol fora, que dificultaria a missão gremista e faria com que o time fosse obrigado a vencer por dois gols de diferença para se classificar na Copa do Brasil.

Sem poder contar com os meias Zé Roberto e Elano, principais articuladores do elenco gremista, e com o atacante Vargas, o técnico Renato Gaúcho, manteve o esquema com três zagueiros e três volantes, dando liberdade para os alas Pará e Alex Telles.

Já o Santos desfalcado de Arouca, Alan Santos, Edu Dracena e Cicinho, entrou em campo com três volantes, dando liberdade para Cicero ajudar na criação de jogadas e apostando na velocidade de Montillo, Thiago Ribeiro e do jovem Gabriel.

Assim os clubes entraram desenhados da seguinte forma:


O jogo começou com o Grêmio empurrado por sua torcida com mais posse de bola e pressionando o Santos, sem levar perigo ao time da Vila Belmiro, que foi quem teve a primeira chance clara de gol ao 20 minutos de jogo, após arrancada de Montillo, que lançou Thiago Ribeiro livre, que entrou pelo lado direito e cruzou para Gabriel, sem goleiro apenas empurrar para as redes. Porém o jovem jogador estava impedido, e o gol foi corretamente invalidado. Logo depois, o Grêmio com um chute de longa distância de Ramiro, quase abriu o placar, passando a bola rente ao travessão de Aranha.

Com um jogo marcado por faltas e marcação, o Grêmio mantinha a posse de bola, mas se ressentia de um criador, obrigando Barcos a sair da área para ajudar na criação de jogadas e com Pará dando trabalho ao lateral chileno Mena, saindo do lado direito gremista as principais jogadas de ataque do tricolor gaúcho.

O Santos tinha em Montillo e Gabriel suas principais jogadas ofensivas, não conseguindo manter a bola no ataque e aos 24 minutos em um contra ataque rápido puxado por Gabriel, o meia argentino sentiu uma lesão muscular e o técnico Claudinei Oliveira foi obrigado a substitui-lo pelo jovem meia Léo Citadinni

Logo após entrar em campo, o meia teve aos 28 minutos,  chance clara de gol, quando depois de bom cruzamento do chileno Mena, entrou no meio dos três zagueiros gremistas e cabeceou por cima do gol de Dida. Depois da chance de gol, o jogo continuou amarrado até o fim do primeiro tempo, com o Grêmio pressionando o Santos e o time da baixada santista, sentindo a falta de Montillo, sem conseguir encaixar os perigosos contra ataques que encaixava até a saída do meia argentino.

Sem alterações no intervalo, o jogo continuou igual e o Grêmio demonstrava nervosismo, e aos 6 minutos do segundo tempo em uma saída de bola estabanada, Bressan tentou recuar para Dida de forma errada, o atacante Gabriel antecipou-se, driblou o goleiro e de perna direita chutou para fora, perdendo grande oportunidade de gol.

Sem mudança de postura, o técnico Renato Gaúcho preparava a entrada do meia uruguaio Maxi Rodriguez, quando aos 9 minutos, Barcos recebeu a bola pelo lado esquerdo, girou em cima da marcação de Alisson e cruzou rasteiro para a entrada de Sousa (que ia ser substituido) abrir o placar, para a festa da torcida do Grêmio, levando até então o jogo para os penaltis.

Mesmo com o gol, o técnico gremista resolveu pela entrada de Maxi Rodriguez, aos 18 minutos do segundo tempo tirando de campo o paraguaio Riveros que tinha atuação discreta na partida e na expectativa de melhorar o poder de criação do tricolor gaúcho.O técnico Claudinei respondeu logo em seguida trocando o atacante Gabriel, que levava perigo a defesa gremista pelo atacante Everton Costa.

O cenário do jogo continuou igual ao do primeiro tempo, com Grêmio com maior posse de bola, porém sem conseguir ultrapassar a marcação adversária e o Santos sem criar perigo nos contra ataques para a meta de Dida e tudo parecia se encaminhar para a decisão para os penaltis, quando o técnico Claudinei Oliveira, de forma errada, resolveu pela substituição do volante Rene Junior, pelo zagueiro Neto, apostando em uma pressão final nas bolas aéreas do time gremista, chamando o time de Porto Alegre ainda mais para o campo do Santos.

E aos 42 minutos do segundo tempo, o Santos foi castigado. Após boa tabela entre Pará e Maxi Rodriguez, a zaga do Santos saiu mal e o lateral direito rolou para o zagueiro Werley que livre de marcação, dominou a bola e colocou números finais ao marcador, fazendo o gol da classificação gremista.

O Santos ainda tentou uma pressão final, mas o técnico Renato Gaúcho de forma inteligente, gastou as suas duas ultimas substituições, amarrando o jogo e não permitindo ao alvinegro praiano chances de gols.

Os clubes terminaram o jogo atuando da seguinte forma:

´


Para o Grêmio, segue a esperança de conquistar um título do cenário nacional, que não é conquistado desde 2001, e com as voltas de Zé Roberto e Vargas, deve ganhar maior poder criativo, que pode permitir ao clube gaúcho sonhar alto.

Já para o Santos, o ano parece destinado a uma campanha de meio de tabela no Brasileiro, com o técnico Claudinei Oliveira, precisando apostar mais nos jovens que tem a disposição ao invés do veteranos, que na maioria das vezes não demonstram grandes atuações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário