sábado, 7 de dezembro de 2013

Jovens do Campeonato Brasileiro

Em um ano com muitas saídas de jogadores para o exterior, com jovens promessas indo embora sem nem ao menos amadurecerem seu futebol, e sem dinheiro no caixa, os clubes se viram obrigados a apostarem em jovens revelações, diante da curta janela de meio de ano surgiram jogadores com bom potencial e alguns já se fixaram como titulares em seus times. Conheça a seleção eleita pelo blogueiro com as revelações do campeonato.

Goleiro: Alisson (Inter)

O goleiro de 21 anos é irmão de Muriel e chegou a ganhar a vaga do irmão mais velho, após boas atuações. Com bons reflexos, o jogador formado nas categorias de base, tem ótimos reflexos, mas ainda precisa amadurecer seu jogo, para se tornar um grande goleiro.

Lateral direita: Mayke (Cruzeiro)

O lateral direito 20 anos, é habilidoso e rápido e ganhou a posição do experiente Ceará no decorrer do campeonato. Revelado no Cruzeiro, é uma das esperanças para o futuro de uma posição carente no futebol brasileiro, que tem dificuldade em revelar jogadores nessa posição. Ainda jovem tem que evoluir no cruzamento e apresenta deficiências na marcação.

Outros jogadores: Gilberto (Botafogo); Léo (Atletico PR)

Lateral esquerda: Alex Telles (Grêmio)

Contratado no começo do ano, junto ao Juventude, o lateral esquerdo de 20 anos, tem boa marcação e ótima bola parada. Depois da saída de André Santos, assumiu a posição e com Renato Gaúcho passou a atuar como ala, tendo assim algum destaque ofensivo. Em outra posição carente no futebol mundial, já chamou a atenção de times europeus, mas o Grêmio apostou em sua manutenção.

Outros jogadores: Igor (Corinthians)

Zagueiros: 

Bressan (Grêmio) - O jovem zagueiro, foi como Alex Telles, contratado pelo Grêmio junto ao Juventude e ganhou a posição de titular no time do Sul, já com Luxemburgo. Com bom desarme e força física, o zagueiro é títular absoluto do time de Renato Gaúcho e se encaixa bem ao estilo do futebol gaúcho, sempre atuando com seriedade. O zagueiro ainda precisa aprimorar o poder de antecipação e diminuir o número de faltas, por vezes excessivo.

Gustavo Henrique (Santos) - O zagueiro com passagens pelas seleções de base do Brasil,  virou titular do time santista, ganhando a posição de Durval, tendo destaque ao anular Luis Fabiano e Ronaldinho Gaúcho. Com ótimo estatura, que facilita o jogo aéreo e boa antecipação, é um zagueiro técnico na parte defensiva e deve ganhar cada vez mais espaço no time de Vila Belmiro.

Outros jogadores: Samir (Flamengo),

Volantes:

Rodrigo Caio (São Paulo) - O volante do São Paulo que por vezes atuou de zagueiro, se firmou no time titular e tornou-se um dos símbolos da recuperação do Tricolor paulista. Com bom jogo aéreo, bom desarme, boa recuperação e qualidade na saída de jogo, é hoje essencial para o bom desempenho defensivo do time de Muricy e deve fazer uma temporada ainda melhor no ano que vem.

Lucas Silva (Cruzeiro) - O segundo volante do Cruzeiro, desbancou nomes importantes como o volante Sousa e Tinga e se firmou como um grande nome para o futuro, com um futebol que tem como pontos fortes a facilidade no passe e nos arremates de fora da aérea, lembrando o volante Busquets do Barcelona e já desperta o interesse de clubes europeus.

Outros volantes: Alison (Santos), Lucas Candido (Atlético MG), , Feijão (Bahia), Thiago Mendes (Goias), Ramiro (Grêmio), Alef (Ponte)

Meias:

Otávio (Inter) - Rápido e habilidoso, ganhou a posição de veteranos como Forlan e Alex e se fixou como um dos jogadores mais perigosos do Inter, apesar de sua péssima campanha. O meia que também atua pelas pontas, tem bom passe, mas precisa aprimorar a finalização e ganhar mais corpo, para ganhar as disputas contra volantes e zagueiros.

Marlone (Vasco) - O meia habilidoso e com boa finalização, tem um estilo clássico de jogo e sabe atuar pelo meio e pelas pontas. Bastante cobiçado por clubes do Brasil, tem multa baixa e deve se transferir para o Cruzeiro no fim da temporada.

Outros jogadores: Anderson Talisca (Bahia), Eduardo Sasha (Goias), Willian Henrique (Vitória)

Atacantes:

Marcelo (Atlético PR) - Forte e rápido, o atacante pode tanto cair pelas pontas, como fazer a posição de centroavante. Com boa finalização e precisando ainda melhorar o passe, o jogador do time paranaense já despertou o interesse do São Paulo, do Corinthians e de times europeus, mas deve permanecer no Furacão, que pede cerca de 10 milhões de euros pelo seu passe.

Vinicius Araujo (Cruzeiro) - Jogador com estilo semelhante ao de Kleber Gladiador, chegou a ser titular no Cruzeiro, mas perdeu espaço com a volta de Borges. Com força fisica aliada a velocidade, precisa aprimorar a finalização, mas demonstra qualidades que podem fazer dele um bom atacante no futuro.

Outros Jogadores: Hyuri (Botafogo), Biro-Biro (Fluminense), Ederson (Atlético PR), Gabriel (Santos), Ademilson (São Paulo), Willie (Vasco)

domingo, 1 de dezembro de 2013

A ultima rodada do Brasileirão 2013

O Campeonato Brasileiro 2013 foi um dos menos empolgantes dos últimos anos, com o Cruzeiro disparando no início do segundo turno e baixa qualidade técnica, com muitos empates e poucos gols, mas a ultima rodada promete ser uma das mais emocionantes da história, com a possibilidade de rebaixamento de três clubes de expressão e a conquista de uma vaga na Libertadores por times que no início do campeonato eram vistos sem crédito por parte dos analistas e de seus próprios torcedores.

O G4, que pode virar G3.

A briga pela libertadores que no primeiro turno parecia quase definida e que por boa parte do segundo turno foi sonho de muitos times, vislumbrando a possibilidade da zona classificatória transformar-se em G5 e até G6 ( diante da boa campanha do Atlético Mg), agora tem duas vagas em disputa e pode ser diminuída para uma única vaga caso a Ponte Preta conquiste a Copa do Brasil.

Com Grêmio e Cruzeiro já classificados, o favorito a vaga garantida na Libertadores é o Atlético Paranaense, que com 61 pontos, ocupa a terceira colocação do campeonato. Ocorre que o Furacão joga em casa contra o Vasco, que precisa da vitória para se salvar do rebaixamento, ainda o time de Vagner Mancini, já não demonstra a vantagem física que adquiriu no começo da temporada, ao abdicar do campeonato paranaense e fazer uma pré temporada mais longa. Perdendo a velocidade e a forte marcação devido ao desgaste da temporada, o time paranaense torna-se dependente do meia Paulo Baier e da revelação do campeonato o atacante Marcelo, e abalado enfrenta um Vasco em recuperação após a chegada de Adilson Batista.

Com 59 pontos, o Goias pode ser considerado a grande surpresa do campeonato Brasileiro, o time de Enderson Moreira que enfrenta no Serra Dourada, um Santos já sem objetivos no campeonato. Com um time que defende e ataca em bloco e que joga em função do centroavante Walter, o time goiano torce pela derrota do Atlético Paranaense e tem que vencer para se classificar de forma garantida para a competição continental. Em caso de empate dos paranaenses, o clube goiano tem que vencer por no minímo 6 gols, para garantir a vaga, sem depender de uma derrota da Ponte Preta.

O Botafogo é o quinto colocado e suas chances de libertadores, o time que chegou a ser um dos candidatos ao título, apresentou uma grande queda técnica e sentiu muito a perda de jogadores importantes no elenco, como o meias Felipe Gabriel, Andrezinho e Vitinho. Assim o time tornou-se dependente de Seedorf, que com idade avançada, não apresenta o futebol do começo de campeontato e torce pela volta de Lodeiro para aumentar a criatividade do time e dividir a responsabilidade com o holandês. Com 58 pontos, o time enfrenta um embalado Criciuma, que deu uma arrancada no fim do campeonato, mas ainda tem que conquistar pontos para se garantir na série A, do ano que vem, e mesmo com a vitória o time do Oswaldo de Oliveira precisa torcer por um tropeço do Goias e que a Ponte Preta não conquiste o título da Copa Sul- Americana.

A não conquista da vaga na Libertadores, pode custar caro ao Botafogo, que tem atrelado a vaga da competição internacional, a manutenção de Seedorf, Oswaldo de Oliveira e até mesmo do goleiro Jefferson, uma vez que com problemas econômicos, o time de General Severiano, pode ter que se desfazer do goleiro e de outros jovens como o zagueiro Dória e o volante Gabriel.

O ultima time com chances na Libertadores é o Vitória, que com um elenco modesto e comandado pelo técnico Ney Franco, tem 58 pontos e tem que torcer por uma série de resultados, como tropeços de Goias e Botafogo e uma vitória fora de casa contra o Atlético Mg, que deve ter a volta de Ronaldinho Gaúcho e faz seu ultimo jogo oficial, antes do Mundial de Clubes. Mesmo que não consiga a classificação, o time comandado por Ney Franco tem motivos de sobra para comemorar, uma vez que, com um elenco sem grandes nomes, que teve como destaque o meia Escudero, o motorzinho do time, e que ainda revelou alguns bons nomes, como o atacante Willian Henrique, faz uma campanha acima das expectativas, com um futebol ofensivo.

A briga acirrada pelo Z4

Cinco times brigam para manter-se na série A de 2014, uma vez que a Portuguesa, com 47 pontos e 11 gols de saldo a mais que o Vasco, tem minimas chances de rebaixamento.

Com duas vagas em aberto o time com menos chances de queda é o Internacional, que com um elenco recheado de astros, era considerado um dos favoritos até mesmo ao título e está em queda livre, tendo um segundo turno pífio, mesmo com uma das melhores temporadas de D'Alessandro no colorado, o time apresenta graves problemas defensivos e após a saída de Dunga, mostrou que é necessária uma reformulação do elenco para a próxima temporada. O time gaúcho enfrenta em casa a Ponte Preta já rebaixada e focada na Sul Americana e para se salvar precisa apenas de um empate.

O Criciuma tem 46 pontos, mas leva grande vantagem sobre os rivais, pois tem 13 vitórias, contra onze de seus candidatos diretos, precisando apenas empatar com o Botafogo fora de casa, para se salvar do Z4. O time catarinense que era apontado como um dos principais candidatos ao Z4, teve uma grande reação sob o comando de Argel e deu uma grande arrancada, tendo como destaque o ataque formado por Lins e Wellington Paulista.

O Coritiba é o ultimo time fora do Z4, com 45 pontos, e enfrenta o São Paulo no Morumbi, precisando da vitória para se garantir na série A e não depender dos resultados dos outros times. O time comandado pelo interino Tcheco, sofreu com as lesões de jogadores experientes como Alex e Deivid e depois de um bom inicio de campeonato perdeu força e mostrou as carências de seu elenco, que não tem peças de reposição a altura, com a volta dos dois jogadores o time voltou a vencer, mas não parece em nada, com o time incisivo do começo do campeonato.

O Vasco ensaia uma recuperação desde a chegada de Adilson Batista, e conta com a volta do meia Bernardo para superar o Atlético Paranaense fora de casa e que briga por uma vaga na Libertadores. Com um time que tem atuado empurrado pela torcida e sem padrão tático, o Vasco tem grandes chances de ser derrotado pelo Furacão, que vive má fase, mas ainda tem um padrão tático mais consistente que o time das Cruz Maltino, que para piorar a situação não poderá contar com o meia Juninho.Para se salvar o time das colinas tem que vencer o Atletico e torcer por uma derrota de um dos tres times que estão acima de si na classificação.

Mesmo se salvando do rebaixamento, o Vasco da Gama, tem que repensar seu planejamento para a próxima temporada, uma vez que o time apresenta problemas em todos os setores, e tem grandes problemas financeiros, atrasando salários durante todo o ano. Do elenco cruz maltino, muitos jogadores como os laterais Fagner e Yotun e o meia Pedro Ken, o volante Felipe Soutto e o atacante Willie, estão emprestados e devem voltar aos seus clubes na temporada seguinte, assim como o atacante André, artilheiro do time no brasileirão, mas que não demonstra comprometimento. Além disso, o meia Juninho deve se aposentar e os veteranos Guinazu e Cris, já demonstram sinais claros, que o melhor de seu futebol já passou. Para piorar o destaque no time na temporada, o meia Marlone, não ficará no Vasco em 2014, devido a baixa multa estipulada em seu contrato

O Fluminense, é o time com mais chances de rebaixamento e com 43 pontos, precisa de tropeços do Coritiba e Vasco e uma vitória contra o Bahia, na Fonte Nova. O time comandado por Dorival Junior, que foi campeão no Brasileiro do ano passado, sofre pela saídas de peças importantes como os meias Deco e Thiago Neves e o atacante Wellington Nem e a perda por lesão de Carlinhos e Fred. Com um time recheado de garotos, que ainda não estão prontos para decidirem partidas e a má fase de Wagner e Felipe, os principais articuladores do time, o time teve como unico destaque o goleiro Diego Cavalieri, que com uma zaga lenta a sua frente evitou que o rebaixamento já tivesse sido concretizado nas últimas rodadas.

O time hoje dirigido por Dorival Junior, demonstrou total falta de planejamento ao demitir Abel Braga e contratar o ultrapassado Luxemburgo, que enfraqueceu o setor defensivo e não deu padrão tático ao time, que hoje depende dos lampejos de Rafael Sóbis e da bola parada para decidir seus jogos e deve acabar rebaixado, um ano após a conquista do Brasileiro, em uma demonstração de como não deve ser feito um planejamento e que a perda de tantos jogadores em um campeonato tão disputado pode tornar-se uma causa para o rebaixamento.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Agenda do Futebol no Sábado (28/09)

Programe sua agenda, e conheça os melhores jogos que serão transmitidos para o Brasil, nesse sábado.


Tottenham x Chelsea

O clássico londrino, é o principal jogo da rodada no campeonato inglês e coloca frente a frente dois grandes rivais que tem as melhores defesas do campeonato, mas tem tido problemas nas finalizações.

                                                                    
  
Posição na Tabela:                                        2º                                                  4º
Jogos:                                                           5 jogos                                          5 jogos
Pontos no campeonato (aproveitamento)       12 pontos (80%)                           10 pontos (66%)
Gols marcados (média de gols por jogo)        5 (1 gol/jogo)                                6 (1,2 gol/jogo)
Gols sofridos                                                 1 (0,2 gol/jogo)                            2 (0,4 gol/jogo)

O Tottenham ocupa a segunda posição na tabela com 12 pontos em 15 possíveis, com a melhor defesa do campeonato, mas com um ataque que é o que mais chuta na Premier League, com uma média de 20,6 finalizações por partida e que começa a ganhar entrosamento após a volta de Townsend e as chegadas de Paulinho, Lamela, Erikssen e Soldado. O grande destaque do time, tem sido o volante Paulinho, que marcou um belo gol de letra, nos acréscimos do ultimo jogo e garantiu a vitória dos Spurs, frente ao Cardiff

Já o Chelsea, ocupa a quarta colocação com 10 pontos em 5 jogos, e tem sofrido com a falta de gols de seus atacantes, que ainda não marcaram nesse campeonato. O time inglês já começa a ter a cara dos times de Mourinho, com um sistema defensivo muito eficiente e uma transição rápida da defesa para o ataque. Os destaques do time têm sido o meia Hazard e o meia Oscar, que produzem grande parte das jogadas do time inglês.

O jogo começa as 8:30 da manhã do sábado, e será transmitido para o Brasil, pela ESPN Brasil.

Palpite: Tottenham


Bayern de Munique x Wolfsburg

O Bayern de Munique recebe o Wolfsburg e tenta manter a boa fase, após o 4 a 0 sobre o rival Schalke 04, na ultima rodada da Budesliga.


                                                                   
                   

Posição na Tabela:                                        2º                                                7º
Jogos:                                                           6 jogos                                        6 jogos
Pontos no campeonato (aproveitamento)       16 pontos (88,8%)                      9 pontos (50%)
Gols marcados (média de gols por jogo)        13 (2,1 gols/jogo)                       6 (1,5 gol/jogo)
Gols sofridos                                                 2 (0,3 gol/jogo)                           8 (1,3 gol/jogo)

O time dirigido por Guardiola, ocupa a segunda colocação da tabela, com 16 pontos em 6 jogos e com a melhor defesa da liga, tenta convencer a torcida, que começa a se encantar com o 4-1-4-1 de Guardiola. O time que conta com a boa fase de Mandzukic, é o favorito no confronto

O Wolfsburg, conta com Luis Gustavo, volante que no inicio da temporada transferiu-se para o time alemão, após a chegada de Guardiola ao Bayern e reencontra seus antigos companheiros tentando mostrar seu valor. O time alemão ainda conta com Diego e com o centraovante Olic, destaque do time na temporada, com 4 gols marcados e almeja um empate no jogo contra os bávaros.

O jogo começa as 10:30 e será transmitido pela ESPN.

Palpite: Bayern


Swansea x Arsenal

O time do país de galês, recebe o líder Arsenal, que tenta manter a boa fase após a chegada de Mezut Ozil.

                                                    
Posição na Tabela:                                        1º                                                9º
Jogos:                                                           5 jogos                                        5 jogos
Pontos no campeonato (aproveitamento)       12 pontos (80%)                         7 pontos (46,6%)
Gols marcados (média de gols por jogo)        11 (2,2 gols/jogo)                       7 (1,4 gol/jogo)
Gols sofridos                                                 6 (1,2 gol/jogo)                           7 (1,4 gol/jogo)

O Arsenal cresceu de produção após a chegada de Ozil (lider de assistências da Premier League), que deu outro padrão de jogo ao time de Wenger, que conta ainda com a boa fase do atacante Giroud, para manter-se na liderança do campeonato.

O Swansea teve um inicio de campeonato, com uma tabela desfavorável, já tendo enfrentado Manchester United, Liverpool e Tottenham, logo nas primeiras rodadas, e ainda assim o time de Michael Laudrup tem feito uma campanha razoável, com bom futebol, sempre mantendo a posse de bola e criando chances de gol contra seus adversários, podendo levar perigo ao Arsenal.

O jogo começa as 13:20 e será transmitido pela ESPN Brasil.

Palpite: Empate


Real Madrid x Atlético de Madrid

Os galáticos do Real Madrid, recebem no Santiago Bernabéu o forte e surpreendente Atlético de Madrid, no classico madrilenho, repleto de rivalidade.

                                                   

Posição na Tabela:                                        3º                                                2º
Jogos:                                                           6 jogos                                        6 jogos
Pontos no campeonato (aproveitamento)       16 pontos (88,8%)                      18 pontos (100%)
Gols marcados (média de gols por jogo)        14 (2,3 gols/jogo)                       18 (3,0 gol/jogo)


Gols sofridos                                                 6 (1,0 gol/jogo)                           5 (0,83 gol/jogo)

O Real Madrid tenta convencer a torcida, depois da vitória suada contra o fraco time do Elche no meio de semana e para isso conta com a volta de Bale e a ótima fase de Cristiano Ronaldo, vice artilheiro do Campeonato Espanhol com 6 gols. 

Já o Atlético de Madrid de Diego Simeone, manteve o bom nível de atuação da temporada passada, mesmo após a saída do colombiano Falcão Garcia. E o seu antigo parceiro Diego Costa é o destaque do time espanhol, já que com 6 gols marcados tem despertado a atenção da seleção espanhola que já cogita sua naturalização, para que o jogador comande o ataque da Fúria.

O jogo começa as 17:00 e será transmitido pela ESPN.

Palpite: Real Madrid


Outros jogos interessantes:

Zenit x Spartak Moscow

O líder Zenit, de Hulk e Witsel, recebe o vice-líder Spartak Moscow, de Barrios e Tino Costa. Ambos os times tem 23 pontos em 10 jogos e lutam pelo título que foi conquistado pelo CSKA na ultima temporada. O jogo começa as 15:30 e será transmitido pela ESPN Brasil.


Genoa x Napoli

Terceiro colocado no campeonato italiano, o Napoli visita o instável time do Genoa, tentando alcançar a liderança do campeonato e manter a invencibilidade do time de Rafa Benitez, que tem tido um início promissor com um futebol ofensivo e com a estrela de Hamsik brilhando. O jogo começa as 13:00 e será transmitido pela Fox Sports.

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Seleção Brasileira - Poucas duvidas para o Mundial

As convocações de Felipão, após a Copa das Confederações, mostraram que grande parte do grupo de Scolari já está definido e que poucas mudanças devem ocorrer daqui em diante, com relação ao grupo que representará o país no Mundial.

Podem haver surpresas, como ocorreu no Mundial de 2002, quando Felipão convocou Kleberson e Gilberto Silva, sem que ninguém cogitasse os nomes dos jogadores, que se destacavam em seus clubes, mas não haviam recebido a atenção do treinador e o técnico em entrevista coletiva deixou em aberto essa possibilidade.

O blog, traz os jogadores que parecem já estar definidos e possíveis nomes que podem vir a integrar a seleção, faltando pouco menos de um ano para a convocação final.

Goleiros

O técnico da seleção já deixou claro que Julio Cesar será convocado para a seleção e não há duvidas quanto a convocação de Jefferson do Botafogo que é um dos nomes de confiança de Felipão para a posição e que tem mantido a regularidade atuando pelo seu clube, sendo presença constante nas convocações, ficando aberta a vaga de terceiro goleiro.

Para a posição, o Scolari, tem preferido Diego Cavallieri, guarda redes do Fluminense, que não vive grande fase no seu time, tendo falhado em alguns gols e deve ter a concorrência de Victor do Atlético Mg, que após ter sido o herói da Libertadores, vive boa fase no Galo e voltou a ser chamado com a lesão de Julio Cesar. Ainda corre por fora, o goleiro Diego Alves do Valência, que é um dos destaques há algumas temporadas do futebol espanhol e já teve chances com o treinador em sua primeira convocação.

Lateral Direita

O nome de Daniel Alves é certo desde a era Mano Menezes e se manteve com Felipão, já seu reserva sempre foi uma incógnita, com Felipão sem confiar em Rafael do Manchester, o treinador contava com Jean improvisado na lateral direita, mas resolveu apostar em Maicon, e o lateral direito não o decepcionou nos jogos em que atuou, sendo convocado novamente.

Contra Maicon, pesa a falta de sequência de jogos, devido as constantes lesões  e se tiver uma temporada regular deve seu o reserva de Daniel Alves no Mundial. Caso isso não ocorra, a vaga deve ficar entre Marcos Rocha, que tem tido destaque no Atletico Mg e Jean do Fluminense, que atua improvisado na posição.

Zaga

A dupla de zaga titular já está garantida, com Thiago Silva e David Luiz, e o zagueiro Dante, já conquistou a confiança de Felipão, tendo presença quase que garantida, o que abre espaço apenas para mais um zagueiro no elenco da seleção brasileira.

O zagueiro Rever é quem tem tido mais chances com Felipão, mas tem a concorrência de Henrique que com a confiança de Felipão, tem sido chamado nas ultimas convocações, apesar de estar atuando na série B. O zagueiro Dedé, volta a se destacar e tem sido um dos principais jogadores da boa campanha do Cruzeiro, voltando a ter chances com Felipão. Por fora, ainda correm por fora, Miranda, e Gil que desde o começo do ano tem tido boas atuações e é sempre lembrado pela imprensa brasileira.

Lateral Esquerda

Na lateral esquerda, Marcelo já tem vaga garantida e Felipão busca um reserva para o jogador. Depois da boa atuação contra Portugal, Maxwell parece ter caído nas graças do treinador, mas ainda não tem vaga garantida, em uma posição carente no futebol brasileiro, e tem como concorrentes Filipe Luis e Adriano, que não agradaram Felipão.

Volantes

Os volantes titulares na Copa das Confederações, Luis Gustavo e Paulinho, tem vaga garantida na Copa do Mundo, e devem manter a vaga de titular. A terceira vaga tem Ramires como favorito, o jogador que voltou a seleção brasileira, após ter se atrasado, teve ótima atuação e tem sido um dos principais jogadores do Chelsea, mas o volante ainda não tem sua vaga assegurada.

O volante Hernanes tem sido convocado como meia, o que abre uma vaga para a cabeça de área do time de Felipão. Essa vaga era de Fernando, que saiu para o Shakhtar e começa a perder espaço na seleção, sofrendo a concorrência de Lucas do Liverpool. Ainda podem ser chamados o volante Ralf do Corinthians e o volante Fernandinho que tem tido boas atuações pelo Manchester City.

A hipótese de convocação de mais um meia, tirando a vaga de um volante, não é descartada, sendo Hernanes o reserva imediato de Paulinho, mas dificilmente isso ocorrerá.


Meias

O meia Oscar já tem presença quase certa na seleção de Felipão, apesar da queda de desempenho, o jogador exerce importante papel tático, recompondo o sistema defensivo e auxiliando na marcação, sendo presença constante na seleção de Felipão e tendo ganho espaço no Chelsea com José Mourinho. Como seu reserva, Felipão deve utilizar o volante/meia, Hernanes, que tem função tática semelhante a de Oscar.

As outras duas vagas tem sido de Bernard e Lucas, dois meias que jogam abertos e tem velocidade e facilidade no drible! Ocorre que ambos vivem situações distintas, uma vez que Bernard, encantou Felipão nos ultimos amistosos e na Copa das Confederações, vivendo grande momento na seleção e no Galo, mas colocando sua presença na Copa do Mundo em risco, com sua saída para Shakhtar, apesar de ter garantido que conversou antes de acertar a transferência, e apesar da saída para a Ucrania o meia deve ser presença na Copa.

Já Lucas, vive situação delicada no PSG, onde tem grande concorrência e não conseguiu se firmar ainda, além disso perdeu espaço no grupo da seleção brasileira, não tendo boas atuações na Copa das Confederações. Assim o jogador que antes era quase certo nas convocações, passou a ser dúvida e apesar de Scolari não ter demonstrado publicamente qualquer insatisfação com o jogador, fica claro que o fato de observar Coutinho (que tem tido destaque no Liverpool desde janeiro) e Willian, contratado pelo Chelsea e já convocado anteriormente, como já Parreira já deixou escapar, pode ser um indício de que Lucas pode perder a vaga.

Ainda na ultima convocação, o atacante Alexandre Pato, foi testado na direita, posição onde atua Lucas e o jogador do Corinthians agradou a Felipão, podendo ser mais uma opção para a posição de Lucas.



Ataque

É a posição com mais jogadores definidos, tendo Neymar, Fred e Hulk como presenças certas na Copa do Mundo e Jô com presença quase confirmada, principalmente após as boas atuações na Copa das Confederações e nos amistosos contra a Austrália e Portugal.

As lesões de Fred, são uma preocupação para a comissão técnica, e a comissão técnica parece ter em Alexandre Pato, o jogador que pode ainda ter alguma chance de disputar uma vaga, ou substituir Fred em caso de lesão.

O atacante Leandro Damião, perdeu espaço após ser cortado da Copa das Confederações e não ter emplacado boas atuações pelo Internacional e é quase carta fora do baralho. Diego Costa pode ser uma surpresa e já foi convocado por Felipão, mas o jogador deve optar pela seleção espanhola, que demonstrou interesse no jogador.

domingo, 22 de setembro de 2013

Análise do jogo - Manchester City 4 x 1 Manchester United

Um dos jogos mais aguardados do campeonato inglês, teve seu primeiro confronto nesse domingo. O Manchester United, atual campeão inglês, e principal candidato ao título inglês, foi visitar o seu rival o Manchester City, em um jogo cercado de rivalidade.

Com a ausência de Van Persie que sentiu uma lesão muscular e não pode participar da partida, o técnico David Moyes, apostou suas fichas em Rooney e Welbeck e em um esquema que variava entre o 4-4-2 e o 4-3-3, com Valência revezando na função de meia e volante pela direita e Rooney jogando mais centralizado, como referência do ataque.


Já o City atuava em um 4-5-1, com Aguero com liberdade para cair pelas pontas, ou entrar na área por trás da defesa, nos espaços abertos pelo bom centroavante Negredo. O chileno Pellegrini apostou ainda em meio campo com dois jogadores que marcam e atacam, fazendo com que a transição do time ganhasse em qualidade com Fernandinho e Yaya Toure se revezando nas subidas ao ataque.


O jogo começou com o City com maior posse de bola e controlando as ações do jogo, pressionando o United, e na primeira boa jogada trabalhada do City, o time fez o gol. Aos 16 minutos de jogo, após ótimo passe de letra de Nasri, o lateral esquerdo Kolarov fez a ultrapassagem e cruzou para Aguero que se adiantou a marcação e fez um belo gol.

Após o gol, o jogo continuou com os donos da casa melhores no jogo, porém apostando na velocidade de seu setor ofensivo diante do lento meio campo dos Red Devils, e com o United com problemas na criação de jogadas, em uma péssima exibição de Valencia e de Ashley Young.

O segundo gol era questão de tempo e surgiu aos 45 minutos da primeira etapa, Yaya Toure aproveitou desvio de Negredo após cobrança de escanteio, ampliando a vantagem e deixando a tarefa de David Moyes no intervalo ainda mais dificil.

Os times voltaram sem alterações para o segundo tempo e logo aos dois minutos da etapa complementar, Negredo recebeu lançamento, protegeu a bola, girou e cruzou na medida para Aguero fazer 3 a 0.

Ainda atordoado com o terceiro gol, o Manchester United sofreu dois minutos depois, outro duro golpe, quando em um rápido contra ataque, Navas partiu pela direita, deixou pra trás o marcador e cruzou no segundo poste, para Nasri, o melhor jogador dos Citizens na partida completar, e trazer a memória dos torcedores do United a ultima goleada imposta pelo City nos rivais.

Após o quarto gol, o City ainda teve chances de ampliar a vantagem, mas diminuiu o ritmo de jogo, enquanto o United tentava ao menos o gol de honra e parava na boa marcação do sistema defensivo dos donos da casa e teve a primeira chance real de gol, apenas aos 35 minutos do segundo tempo, quando Evra acertou a trave de Hart.

Aos 41 minutos do segundo tempo, Rooney descontou, após belissima cobrança de falta, no angulo e sem chances de defesa para Hart, nada mais que um gol de consolação, em um jogo que expôs a dependência dos Red Devils quanto a Van Persie e a falta de combate do lento meio campo formado por Fellaini e Carrick, que expõe a defesa do United.

No Manchester City, fica uma boa impressão quanto ao leve meio campo formado por Pellegrini, que faz a transição de defesa para o ataque muito rápido e tem em Aguero e Nasri, jogadores criativos, que podem desequilibrar o jogo a qualquer momento.

Com o resultado o Manchester City assumiu a terceira posição, com 10 pontos, apenas dois pontos atrás de Tottenham e Arsenal, enquanto o Manchester United caiu para a oitava posição, com 7 pontos.

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Fase de grupos da Champions League.

Começa na próxima terça-feira, a mais importante competição européia de clubes, que com muita badalação e prêmios em dinheiro de grande valor, é a mais prestigiada competição européia.

Os grupos foram sorteados no dia 29 de agosto e se configuram da seguinte forma:

GRUPO AGRUPO BGRUPO CGRUPO D
Manchester UnitedReal MadridBenficaBayern de Munique
Shakhtar DonetskJuventusParis Saint-GermainCSKA
Bayer LeverkusenGalatasarayOlympiacosManchester City
Real SociedadCopenhaguenAnderlechtViktoria Pilsen
GRUPO EGRUPO FGRUPO GGRUPO H
ChelseaArsenalPortoBarcelona
Schalke 04Olympique de MarselhaAtlético de MadriMilan
BaselBorussia DortmundZenitAjax
Steaua BucuresteNapoliAustria WienCeltic


Grupo A:  Manchester United, deve ficar na primeira posição, apesar de péssimas campanhas nas ultimas Champions League, é o atual campeão inglês e não tem adversários a altura. Com um elenco milionário deve passar de fase sem muitas dificuldades.O time tem como destaque o atacante Van Persie e o atacante Rooney. O Shakhtar deve ficar com a segunda colocação do grupo em uma briga mais acirrada com o Leverkusen, com um elenco repleto de brasileiros, e com as recentes boas atuações nas ultimas competições européias, o time tem como destaque os brasileiros Alex Teixeira, Bernard e Douglas Costa. O Bayern Leverkusen atual terceiro colocado alemão, sonha em se classificar para as oitavas de final, mas deve acabar com a terceira colocação e ficar com a vaga para a Europa League.O time alemão perdeu seu principal jogador Schurrle para o Chelsea, mas manteve o bom volante Lars Bender e Kiebling. O Real Sociedad é uma das surpresas da Champions League, após eliminar o bom time do Lyon, na fase de qualificação para os grupos, o clube basco tem como destaques os meias espanhois Granero e Xabi Prieto, o meia francês Griezmann e o atacante mexicano Carlos Vela, mas deve acabar na ultima posição de seu grupo.

Grupo B: O Real Madrid, deve se classificar com facilidade, brigando com a Juventus pela primeira colocação do grupo. Com a chegada de Carlos Ancelloti, o clube conquistar o título não conquistado desde a temporada de 2001/02. Os galáticos tem como destaque Cristiano Ronaldo e o meia Bale, maior contratação da história. A Juventus da Itália, manteve o time bicampeão italiano e deve se classificar em seu grupo, com um time com bom futebol coletivo e sistema defensivo sólido, tem como destaque os italianos Pirlo e Chiellini, e o argentino Tevez. O Galatasaray, é o atual campeão turco e vêm de boa campanha na ultima Champions League, alcançando as quartas de final na competição européia. Com bom time, deve causar dificuldades aos dois grandes times do grupo, mas deve acabar com a terceira colocação, e tem como destaques, o goleiro uruguaio Muslera, o volante Felipe Melo, o meia holandês Sneijder e os atacantes Drogba e Yilmaz (um dos artilheiro ultima Champions.). Copenhaguen,  o time dinamarquês que tem como destaque o goleiro Christensen, o experiente zagueiro sueco Mellberg e os atacantes Igor Vetoleke e César Santin. O clube deve ficar com a ultima posição do grupo.

Grupo C: O PSG é o principal time do grupo e favorito a primeira posição, o time campeão francês na ultima temporada e eliminado nas quartas de final da ultima edição, tem como destaque o zagueiro Thiago Silva e os atacantes Cavani e Ibrahimovic. O Benfica que tem feito boas campanhas nos últimos anos em competições européias, deve garantir uma vaga na próxima fase com um time talentoso, que tem como destaque os argentinos Sálvio e Gaitán e o meia sérvio Markovic, principal contratação do clube português na temporada. O Anderlecht, com um time montado sem muito dinheiro, mas com bons jogadores como o argentino Mario Suarez, deve terminar na terceira colocação e conquistar uma vaga na Europa League, A ultima colocação deve ficar com o Olympiakos da Grécia, que apesar de ter se reforçado com jogadores experientes como Saviola, o time grego ainda vive uma séria crise financeira e assim não deve fazer frente aos rivais mais fortes.

Grupo D: Bayern de Munique, o time bávaro atual campeão da Champions League manteve o time campeão e ainda se reforçou, contratando bons jogadores como Gotze e Thiago, além de ter renovado o comando técnico, com a contratação de Pep Guardiola, sendo a primeira posição quase que certa para o time alemão. Manchester City, o time inglês tenta avançar de fase, após o fracasso no ultimo ano, que culminou com a saída de Mancini, e a chegada de Pellegrini, que contratou grandes reforços como o meia Fernandinho e o atacante Jovetic, que se juntam a Yaya Toure, Aguero e Silva, e devem conquistar a segunda posição do grupo. O CSKA, atual campeão russo, tem um bom time, com jogadores como o japones Honda e o atacante Doumbia, mas não tem elenco para fazer frente aos dois times mais fortes do grupo devendo terminar na terceira colocação e assegurar sua participação na Euro Liga, ainda mais diante do fraco Viktoria Pielsen, que deve ser o saco de pancadas do grupo.

Grupo E: Em um grupo fácil, o Chelsea, liderado por José Mourinho, deve conquistar facilmente a primeira colocação e a consequente classificação para a próxima fase. Já o Schalke 04, que se reforçou com Boateng e tem ainda o matador Huntelaar, deve conquistar a segunda vaga, apesar de apresentar algumas deficiências. O Basel da Suiça, tem feito boas campanhas e tem elevado seu nome no cenário europeu, podendo até mesmo surpreender e passar para a próxima fase, o time tem como destaques os suiços Streeler e Stocker e deve acabar na terceira colocação do grupo, que ainda conta com o campeão romeno, o Steaua Bucaresti que não tem grandes pretensões na competição.

Grupo F: O grupo da morte desse ano, conta com o vice campeão europeu Borussia Dortmund, que perdeu apenas o ótimo Gotze, mas contratou os bons Aubemeyang e Mkhitaryan, para o lugar do jovem alemão e assim deve garantir a classificação. Assim como o Borussia, o Napoli perdeu seu principal jogador, o uruguaio Cavani, mas repôs a perda a altura e contratou o ótimo Gonzalo Higuain e ainda se reforçou com jogadores como Pepe Reina e Raul Albiol e assim deve se classificar agora sobre o comando do espanhol Rafa Benitez. O Arsenal, fez poucas contratações, mas a contratação de Ozil deve ser considerada como um marco no clube, que pouco investiu nas ultimas temporadas e apesar do investimento em Ozil e no bom time, ainda está um pouco abaixo dos dois primeiros times, podendo brigar pela classificação, mas deve ser a grande baixa da primeira fase em um grupo que ainda tem o bom time do Olympique de Marseille que tem um time mais fraco que os outros, mas pode surpreender com jogadores como Gignac, Lemina e André Ayew.

Grupo G: O Atletico de Madrid do técnico Simeone, viu seu principal jogador (Falcão Garcia), partir para o Monaco e contratou para o seu lugar o experiente David Villa e com um time que tem sido destaque, aplicando goleadas no campeonato espanhol deve ficar com a primeira colocação. A segunda posição deve ter uma briga direta entre o Porto, que perdeu João Moutinho e James Rodriguez,  e se reforçou com jovens revelações de times menores, com o Zenit liderado pelo portugues Danny, pelo belga Witzel e pelo brasileiro Hulk. O campeão austriaco Austria Wien sem um time forte deve terminar na ultima posição

Grupo H: O Barcelona, que se reforçou com Neymar, é o favorito absoluto do grupo e não deve ter dificuldade, diante da fraqueza do Milan, que contratou Kaká e Matri, mas perdeu Boateng, e aposta a classificação em Balotelli e na fraqueza do Ajax que também pouco se reforçou e ainda perdeu seu principal jogador o meia Erikssen, devendo terminar na terceira posição do grupo, que ainda conta com o Celtic, atual campeão escocês, mas que sem recursos deve acabar na ultima colocação do grupo

domingo, 8 de setembro de 2013

Previsões para o segundo turno do Brasileirão

Com o fim do primeiro turno ainda há espaços para surpresas boas e ruins para os torcedores e muitas mudanças na tabela, confira os palpites do blog quanto ao futuro de cada time na temporada.

Grêmio: O time de Renato Gaúcho perdeu grandes nomes que fortaleciam seu elenco, mas lançou alguns bons jovens, é um time que apesar da boa posição, varia e perde pontos fáceis, ainda assim deve ser candidato a vaga da libertadores e caso consiga manter uma regularidade pode brigar pelo título brasileiro.

Internacional: O Colorado tem ótimo elenco, porém não tem consistência defensiva e sofre com lesões de seus principais jogadores. A campanha é irregular e o mantém no meio da tabela, a falta de seu estádio é evidente e fez com que o time perdesse importantes pontos em casa. O time de Dunga tem tudo para brigar por uma vaga na Libertadores, mas precisa melhorar seu rendimento, principalmente em casa, sendo mais possível que termine em posição intermediária da tabela.

Criciúma: O único representante catarinense nesse campeonato brasileiro, é muito forte em casa e terminou o primeiro turno de forma surpreendente,  no meio da tabela, após um péssimo inicio de campeonato. Com um elenco deficiente, deve conseguir no máximo uma vaga na Sul-Americana.

Atlético Paranaense: A maior surpresa do campeonato até aqui, o time que está colocado no G4, vêm apresentando um ótimo futebol que o credenciaria até a brigar pelo título, mas o elenco não é favorável a esta situação. A posição do Furacão dependerá muito de lesões e da manutenção da invejável forma fisíca do time e o clube deve acabar o campeonato na parte de cima, podendo até mesmo brigar por uma vaga na Libertadores

Coritiba: O time do jovem Marquinhos Santos começou muito bem o campeonato, mas caiu quando perdeu Alex por lesão. O jogador de 36 anos é o termômetro do time e dele saem todos os lances de perigo criados no ataque. Assim o Coxa pode até sonhar com uma vaga na Libertadores, mas o mais provável é que acabe por focar na Sul-Americana e termine na metade superior da tabela.

Portuguesa: O time paulista até esboça uma reação e tem tido boas atuações, mas é irregular e não tem jogadores que assumam a responsabilidade, dessa forma sonha em não ser rebaixada e se manter na primeira divisão, tarefa árdua que dificilmente ocorrerá.

Ponte Preta: O time de Campinas tem um jogo a menos, mas está a 7 pontos de sair do Z4 e deve após boas campanhas em anos anteriores voltar a segunda divisão esse ano. Com elenco fraco dificilmente terá sorte diferente da atual.

São Paulo: O tricolor paulista é a surpresa negativa do Brasileirão. Com um bom elenco e um time titular com jogadores de nome como Luis Fabiano, Ganso, Oswaldo, Rogério e Jadson, deveria estar brigando por uma vaga na Libertadores, mas a sequência de derrotas no Brasileiro fez com que o time se posicionasse no Z4, e o time não consegue sair dessa incomoda posição. Deve brigar até o fim do campeonato para se salvar do rebaixamento, mas deve se manter na primeira divisão.

Corinthians: O time de Parque São Jorge tem aquele que pode ser considerado o melhor elenco do Brasil, mas tem tido problemas ofensivos e atuações irregulares, perdendo pontos fáceis. É sem dúvida um candidato a vaga da Libertadores e até a uma vaga ao título, mas precisa melhorar se quiser atingir esses objetivos. Deve brigar até o fim por uma vaga na Libertadores.

Santos: Depois da saída de Neymar, o time da baixada, buscou alguns reforços e apostou na jovem geração de garotos que fora campeã da Copa São Paulo de futebol, o técnico Claudinei ainda não conseguiu estabelecer um padrão de jogo, o que faz com que o time varie muito, alcançando vitórias improváveis e resultados inaceitáveis. Com 2 jogos a menos na tabela, poderia até ser um candidato a vaga na Libertadores, mas não tem elenco para isso e deve terminar no meio da tabela.

Flamengo: O rubro-negro carioca não tem o pior dos times, mas tem um elenco enfraquecido pela crise econômica que vive há anos. Atuando de forma irregular tem que se cuidar, pois corre sim risco de rebaixamento, uma vez que terá que dividir atenções com a Copa do Brasil. Dessa forma deve no máximo terminar na metade inferior da tabela, mas corre risco acentuado de rebaixamento

Vasco: Outro time carioca que sofre com a crise econômica, porém ao contrário de seu principal rival, tem um jogador que decide jogos (Juninho Pernambucano), porém tem no geral um time mais fraco que o mesmo. Dependendo muito do veterano meio campista, que tem atuado em um sistema de revezamento, tem tido bons resultados pelo sistema de jogo de Dorival Junior que por vezes é muito ofensivo e expõe a defesa vascaína. Se Juninho continuar brilhando deve terminar no meio da tabela e conquistar uma vaga para a Sul-Americana, caso contrário pode brigar para não ser novamente rebaixado.

Fluminense: O time das Laranjeiras, tem um bom elenco e jogadores de nome, mas ainda não se acertou no campeonato. Apesar da posição incomoda que ocupa na tabela, deve conseguir se recuperar e fazer uma campanha boa no segundo turno e se afastar das posições do Z4, sendo porém muito tarde para uma disputa por uma vaga na Libertadores.

Botafogo: O time carioca ainda é um dos candidatos ao título, apesar de ter perdido jogadores como Andrezinho, Felipe Gabriel e Vitinho, a liderança de Seedorf, as boas atuações de Lodeiro e Dória e as boas promessas que tem surgido na base do alvinegro carioca, ainda o credenciam a disputa ao título.

Cruzeiro: Com um futebol ofensivo e boas opções de elenco, o time de Belo Horizonte abriu uma ótima vantagem e deve lutar pelo título até o fim do campeonato em que é o grande destaque até o momento. Na pior das hipóteses deve terminar a temporada com uma vaga na Libertadores, mas a vantagem de pontos e o fato de só ter o Brasileiro como competição a disputar credência o time como principal candidato ao título

Atlético Mineiro: O time campeão da Libertadores, já mostrou como será o fim de temporada, com o time com foco no Mundial do fim do ano e variando entre bons jogos e jogos abaixo da média. É um time com ótimo elenco e com boas qualidades individuais que não faz jus a posição que ocupa na tabela e deve terminar o ano em posição intermediária da competição.

Goias: O time goiano é muito forte em casa e muito bem montado, tendo em Walter seu principal destaque. A falta de elenco pode prejudicar o time, que deve acabar a temporada no meio da tabela e conquistar uma vaga na Sul Americana.

Bahia: O clube baiano começou o campeonato bem, mas caiu de rendimento e não tem grandes nomes no elenco que possam manter as boas atuações do começo de temporada. Dessa forma deve terminar a temporada brigando contra o rebaixamento, pois tem a Sul Americana como foco no segundo semestre

Vitória: Assim como seu rival, teve um grande inicio de chegou a brigar por uma vaga na Libertadores, mas caiu muito de rendimento, o que fez com que a diretoria demitisse Caio Junior, que fazia uma bom trabalho e contratasse Ney Franco. Com um time um pouco melhor que o rival, mas com deficiências de elenco, deve acabar na parte debaixo da tabela.

Naútico: O time pernambucano fez péssima campanha no primeiro turno, e não demonstra requisitos para uma reabilitação. Com um time fraco e sem conseguir repetir as boas campanhas em casa dos campeonatos anteriores, deve ser rebaixado.

Palpites:

Campeão: Cruzeiro
Vagas na Libertadores: Grêmio, Botafogo e Corinthians
Rebaixados: Bahia, Portuguesa, Ponte Preta e Nautico.

sábado, 7 de setembro de 2013

Alemanha - Uma das candidatas ao título em 2014

A seleção alemã é uma das principais candidatas ao título da Copa do Mundo de 2014, com um time com futebol vertical que tem como base o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, misturando uma nova geração talentosa, com alguns remanescente que fizeram parte de seleções que não obtiveram sucesso. Conheça os defeitos e qualidades do time alemão.



Qualidades do elenco:

O meio campo alemão é um dos mais talentosos, senão o mais, dentre todas as seleções, com nomes como Kross, Muller, Gotze, Reus, Gundogan, Shurrle, Ozil e Draxler, a disposição de seu treinador. Todos com grande habilidade e assim sempre há a disposição de Low, substitutos a altura, podendo optar por diferentes formações ofensivas e surpreender seus adversários.

A posição de segurança do time é o gol, que tem em Neuer seu titular. O guarda redes do Bayern de Munique é hoje um dos melhores goleiros do mundo, atuando sempre com segurança e tendo ótimos reflexos. Na briga pela reserva o jovem Zieler e Stegen e os experientes Wiese e Weidenfeller, todos com grandes temporadas por seus clubes e assediados por clubes europeus

Problemas no elenco:

Se sobram opções para o meio campo, a Alemanha sofre com a falta de opções, para a suplência dos laterais. O técnico conta apenas com Lahm e Schmelzer para as duas laterais e tem que improvisar zagueiros na ausência de qualquer dos jogadores, o que obriga o selecionador a rezar para seus laterais titulares não sofrerem lesões.

O comando do ataque é outro problema. O técnico alemão gosta de atuar com um centroavante típico, mas que participe do jogo e não fique apenas estático no ataque, com uma safra de jogadores habilidosos, mas sem atacantes finalizadores, a Alemanha se vê obrigada a apostar em Klose, com 35 anos e em Mario Gomez, que apesar de ter passado a ultima temporada inteira no banco do Bayern, continua a ser convocado diante da falta de opções dos alemães que tem ainda Kiebling como terceira opção, porém o estilo do atacante pouco participativo ao jogo, prejudica o sistema de jogo implantado por Low.

Um problema novo apareceu para o treinador alemão, com as recentes lesões de Schweinteiger, uma vez que o alemão é o termômetro da seleção da Alemanha e tem sofrido muitas lesões, dessa forma surgem algumas opções, como Lars Bender que diminui o poder de organização do time e Kross e Gundogan que trazem mais ofensividade ao time, mas deixam ainda mais exposto o sistema defensivo alemão.

Qualidades no esquema de jogo:

Utilizando a base do Bayern de Munique e Borussia Dortmund há algum tempo, o entrosamento do time alemão é visível. A grande maioria dos jogadores atuam juntos desde a ultima copa e fizeram parte da seleção convocada para a Eurocopa de 2012, não tendo as dificuldades de algumas seleções como Itália, França e Brasil, que ainda não estabeleceram um padrão de jogo.

O setor ofensivo é rápido e tem muitas trocas de posição e infiltrações, o que dificulta a marcação dos adversários, com os três meias atuando sem posição fixa e fazendo a marcação da saída de bola.

Problemas no esquema de jogo:

A exposição da defesa é um problema da Alemanha, uma vez que os laterais sabem marcar mas não são especialistas e o meio campo, conta apenas com um jogador de marcação realmente, Khedira,, deixando assim o miolo de zaga que é um tanto quanto lento, exposto aos contra ataques dos times adversários.

Além da exposição da defesa, o time alemão tem dificuldades quando confronta seleções com bom toque de bola, como a Espanha, uma vez que, seu meio campo, pela falta de especialistas no desarme, acaba por vezes a apenas assistir o time adversário jogar.





quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Os segredos do Atletico Paranaense.

O Atlético Paranaense é a surpresa do campeonato. Com um elenco sem grandes nomes, e no inicio do campeonato apontado como um dos times candidatos ao rebaixamento, o time paranaense está no G4 e invicto há 11 jogos.

A boa campanha do Atletico, começa com a chegada de Vagner Mancini, o técnico chegou desacreditado após fracassar em vários times. Quando assumiu o comando da equipe, o time era penúltimo colocado, com 6 pontos em 7 jogos. e não conseguia se acertar defensivamente, marcando muitos gols, mas tomando muitos também. Assim a primeira providência de Mancini, foi arrumar o setor defensivo, que ao seu comando tem média de menos de um gol por partida, mantendo apesar disso a boa média de gols e aqui cabe ressaltar a pré temporada do clube.

O Furacão começou o ano inovando quanto a pré temporada, utilizando no campeonato paranaense apenas jogadores de sua equipe sub 23, e relacionando a equipe principal apenas em jogos da Copa do Brasil, fazendo com que o time tivesse um ganho físico significativo, perante os outros times do Campeonato Brasileiro e prevenindo lesões.

A utilização de jogadores da base no campeonato paranaense, possibilitou ao Furacão economizar na formação do elenco e conhecer as carências de seu elenco de forma mais profunda, ainda deu ritmo de jogo ao elenco e assim as reposições de lesões ou suspensões ocorre com os jogadores com ritmo de jogo e não são tão sentidas.

Com um time mais bem preparado fisicamente do que os demais, a transição para o ataque e a recomposição são muito rápidas, e assim o time ataca e defende em bloco, com o meio campo marcando, com exceção de Paulo Baier, que com Mancini voltou a ser o cérebro da equipe e pela idade tem liberdade para jogar. Contando com atacantes rápidos como Marcelo, Éderson e Dellatorre, o time de Mancini usa muito os contra ataques e mesmo atuando em casa, recua o time, em uma tentativa de pegar o time adversário desprevenido quando sem a bola.



O time que atua em uma espécie de 4-1-2-1-2, tem dois laterais que atacam muito bem, fazem boas diagonais e dois meias abertos, que sem a bola ajudam na marcação e com Paulo Baier flutuando e tendo total liberdade para jogar na frente da área e articular as jogadas. Na frente o habilidoso, rápido e forte Marcelo, atua pelos dois lados de campo, e entrando nos espaços entre os laterais e os zagueiros. Ainda, apesar da falta de um centroavante fixo, o time joga com Ederson ou Dellatorre no comando de ataque, com os jogadores saindo muito da área para receber e caindo pelas laterais.

Na defesa, Mancini fixou João Paulo como uma espécie de terceiro zagueiro, ajudando na cobertura dos laterais, e apostou no rápido e forte Manoel, junto com a experiencia e o bom jogo aéreo de Luis Alberto, preterindo o jovem Cleberson, que fora uma das revelações do time na série B.

Além do destaque coletivo, o time paranaense tem alguns bons destaques individuais, o lateral direito Léo, contratado por empréstimo junto ao Vitória, é muito forte fisicamente e sabe atacar e defender, lembrando o lateral Maicon, agora na Roma. O zagueiro Manoel, destaque do Furacão há alguns anos, apesar de seus 23 anos. está mais experiente e menos afobado, cometendo menos faltas e usando melhor seus atributos físicos.

No meio destaque para o meia Zezinho, que atuando como um meia central, tem tido destaque na recomposição do time e na saída rápida. O jogador apontado no passado como grande revelação do futebol brasileiro ao lado de Coutinho e Neymar, começa agora a ter destaque em uma posição que não era a sua de origem. Ainda no meio campo a experiência e o toque de bola refinado do experiente Paulo Baier e suas jogadas de bola parada são o termômetro do time.

O habilidoso Marcelo, alia força e rapidez e tem sido um dos garçons do time e uma das revelações do campeonato Brasileiro. A grande fase de Ederson, artilheiro do campeonato brasileiro , não pode ser esquecida, tendo o atacante agilidade e oportunismo para marcar os gols da equipe.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Janela de transferências européia - Ultimas transferências.

A janela de transferências européia se fechou nessa segunda, e trouxe algumas contratações surpreendentes e importantes para os times envolvidos. Conheça as principais contratações do ultimo dia de janela:

Sakho - PSG - Liverpool

Por cerca de 17 milhões de euros, o Liverpool, reforçou ainda mais o seu setor defensivo, com o bom zagueiro francês Sakho. Jovem e com passagens pela seleção principal da França, o zagueiro que tem na força e no jogo aéreo suas princiapais qualidades, perdeu espaço depois da chegada do Sheik árabe, e deve ser titular do time inglês.

Alderweireld - Ajax - Atletico de Madrid

O zagueiro belga, era um dos principais jogadores do Ajax, e chega para o lugar de Demichellis, que nem chegou a fazer sua estréia pelo time madrilenho. Contrato por cerca de 7 milhões de euros, tem condições de assumir uma vaga de titular no time de Simeone, que contava apenas com três zagueiros no seu elenco.

Bale - Tottenham - Real Madrid

A transferência mais cara da janela e de maior valor da história do futebol, o meia conhecido como CR7 galês, chega ao time de Madrid, por cerca de 100 milhões de euros, depois de ser considerado o melhor jogador do campeonato inglês. Com chute potente, habilidade e vigor físico, o jogador pode atuar nos dois lados do campo e na faixa central e deve tirar um pouco do foco da marcação que Cristiano Ronaldo tem recebido.

Guilavogui - Saint Etienne - Atlético de Madrid

O volante francês de 22 anos, com passagem pela seleção francesa, chega ao Atlético de Madrid por cerca de 10 milhões de euros. Com boa marcação e boa saída de jogo, faz parte da escola francesa que tem revelado muitos bons volantes e deve de início ser uma opção interessante de elenco, para Simeone.

Kaká - Real Madrid - Milan

Sem espaço no time merengue, Kaká assinou contrato com o Milan, numa tentativa de retomar a carreira, marcada por contusões. O meia brasileiro chega para substituir Boateng e ser o homem criativo do Milan, na busca pela vaga na Champions League, sem certeza quanto ao seu rendimento, diante da grave contusão no púbis e da falta de jogos do Real Madrid, é uma incognita e joga suas ultimas chances de ir para a Copa do Mundo de 2014, nessa passagem pelo clube em que foi melhor do mundo.

Viviano - Palermo - Arsenal

O goleiro italiano chega por empréstimo para ser a sombra do jovem Szczeny. Com passagens pela seleção italiana e diante da falta de confiança dos Gunners em seu guarda redes, pode durante a temporada, longa e desgastante ser útil e assumir a condição de titular.

Ozil - Real Madrid - Arsenal

Precisando de um jogador de nome para assumir o comando de ataque, o técnico Arsene Wenger, foi em busca do habilidoso e técnico Ozil, que com a chegada de Bale e Isco, perderia espaço no time merengue. Maior contratação da história do Arsenal, contratado por cerca de 47 milhões de euros, chega com a responsabilidade de ser o criador que tanto faltava para o Arsenal e levar os Gunners, a temporadas melhores.

 Fellaini - Everton - Manchester United.

O meia belga, chega ao United com a confiança de seu ex-treinador de Everton, Moyes, que tinha em Fellaini o jogador base para as boas campanhas. Bastante técnico, o jogador contratado por cerca do 32 milhões de euros, pode fazer dupla com Carrick e dar ainda mais consistência ao meio campo do Manchester.

Com o dinheiro da venda, o Everton reforçou seu elenco e contratou McCarthy junto ao Wigan e o jovem atacante Lukaku, por empréstimo junto ao Chelsea

Bruma - Sporting - Galatasaray

O jovem holandês pode atuar na lateral esquerda e na zaga, chega para reforçar ainda mais o elenco do Galatasaray. Contratado por cerca de 12 milhões de euros, e com passagens pela seleção de seu país, deve ser peça essencial no sistema defensivo do time turco, que sonha em repetir a campanha da ultima Champions League.

Outras contratações:

Lemine - Lorient - Olympique de Marseille - 11 milhões de euros
Sessegnou - Sunderland - West Brom - 7 milhões de euros
Moses - Chelsea - Liverpool - Emprestimo 

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Notícias do mercado de transferências europeu na ultima semana.

Na ultima semana  da janela de transferência que fecha no dia 02/09, alguns times foram ao mercado e trouxeram bons jogadores, que podem mudar os rumos de suas temporadas. Os times que mais se movimentaram foram o Chelsea e o Tottenham, que começou a contratar com eminente saída de Bale para o Real Madrid

Conheça as principais contratações dessa semana e o impacto que as mesmas podem causar nos times.

Willian - Anzhi - Chelsea.

Sonho dos Blues há pelo menos duas temporadas, o clube inglês se aproveitou da liquidação que faz o time russo e por 38 milhões de euros, contratou o jovem meia brasileiro, tem condições de conquistar a vaga do questionado Mata, que pode sair do time inglês. Canhoto e muito habilidoso, o jogador que quase acertou com o Tottenham, chega com status de grande jogador, sendo lembrado como o principal destaque das ultimas boas campanhas do Shakhtar na Champions League.

Lamela - Roma - Tottenham

O jovem meia argentino, foi o destaque da Roma na ultima temporada. Habilidoso e com estilo semelhante ao do holandês Robben, o argentino contratado por 30 milhões de euros pelo time inglês, chega para dar força ao meio campo que necessita no seu elenco de jogadores criativos, ainda mais com a saída de Bale. Sua contratação deve impulsionar ainda mais as chances do time inglês de conquistar uma vaga na Champions League.

Ljajic - Fiorentina - Roma

O meia sérvio de 21 anos de idade, perdeu espaço no time de Florença com e chegada de Rossi, em janeiro de 2013 e tem na habilidade e na velocidade suas principais armas. Contratado pela Roma, por 11 milhões de euros, para substituir o argentino Lamela, vendido ao Tottenham. Apesar de ser um bom jogador, o time romano perde em criatividade e ganha em velocidade com a troca no elenco o que torna mais difícil as chances do time italiano de conquistar uma vaga na Champions League.

Demichelis - Atletico de Madrid - Manchester City.

O experiente zagueiro argentino, deixou o Malága e rumou para o Atlético de Madrid, no começo da janela e acabou tendo uma pequena passagem pelo clube de Madrid, não tendo feito um jogo sequer e sendo contratado pelo Manchester City, por 5 milhões de euros, onde deve ser uma alternativa para o elenco, que tinha apenas Lescott, Kompany e Nastasic, substituindo o também experiente Toure que foi para o Liverpool.

Já o Atletico de Madrid, deve sentir a ausência a ausência do jogador, uma vez que tem apenas os titulares Miranda e Godin e o jovem Gimenez no seu elenco principal como opções para a zaga. Em uma temporada longa e com muitas competições simultâneas, o time deve procurar um zagueiro nesse fim de mercado, como alternativa para o elenco.

Chiriches - Steaua Bucuresti - Tottenham.

O zagueiro romeno de 23 anos, é um dos destaques da seleção romena e foi contratado por 9 milhões de euros pelos ingleses, para ser a 4ª opção de Villas Boas, que precisava de um zagueiro para substituir Cauker que foi vendido. O zagueiro deve atuar pouco nessa temporada, mas a sua contratação é importante para as pretensões inglesas, no que concerne a Liga Europa e as taças inglesas.

Kondogbia - Sevilla - Monaco.

O volante francês de apenas 20 anos de idade, foi comprado por 20 milhões de euros, valor da multa contratual, pelo Monaco. Com estilo semelhante ao de Yaya Toure, o jovem volante francês dá opções ao meio campo do milionário Monaco, que tinha como principais opções para o setor o volante Toulalou e o meia central João Moutinho.

Volante moderno, com vigor fisíco, poder de marcação e técnica na saída de jogo, sendo ao lado de Pogba, um dos destaques da nova geração francesa, badalada após a conquista mundial sub-20, deve se destacar ainda mais e ter tempo para evoluir, jogando ao lado de atletas experientes.

Samuel Eto'o - Anzhi - Chelsea.

Os Blues procuravam um nome de peso para o ataque desde o inicio da janela de transferências, devido a má fase de Fernando Torres e Demba Ba, e José Mourinho, após o fracasso nas tratativas com Rooney, viu no camaronês uma opção viável para o elenco do time londrino. Resta saber se o atacante de 32 anos, repetirá as boas atuações de Inter de Milão e Barcelona e será o destaque do Chelsea, e se assim o fizer, pode levar o time inglês a briga direta pelo titulo da Premier League.

Flamini - Milan - Arsenal.

O volante francês tenta voltar a trilhar o caminho de sucesso da promissora carreira que iniciou no Arsenal. Com 28 anos e um extenso histórico de lesões no clube italiano, o jogador que era free agent, assinou com o time ingles, e deve ser uma opção de banco, para o elenco dos Gunners, que pouco se reforçaram na temporada.

Boateng - Milan - Schalke 04.

O meia ganês que era o motorzinho do Milan, e o principal organizador ofensivo do clube, foi contratado pelos alemães por 12 milhões de euros, que formam um ótimo setor ofensivo com Michel Bastos, Draxler, Boateng e Huntelaar, tendo como opções o peruano Fárfan e o suiço Barnetta e pode surpreender a muitos na temporada.

Já o Milan, em crise financeira, perde seu principal armador, que fará falta ao time durante o ano e assim diminui ainda mais as chances de sucesso na temporada 2013/14.

Matri - Juventus - Milan.

O atacante italiano, foi contratado por 12 milhões e deve ser uma opção para o ataque. A sua chegada está diretamente ligada a saída de Boateng, o que demonstra o péssimo mercado do Milan, que pouco se reforçou, e deixa fragilizado o setor criativo do time. Sua ausência não deve ser sentida na Juventus, que com a contratação de Tevez e Llorente e a manutenção de Vucinic, Quagliarela e Giovinco, tinha o atacante como sexta opção.

Ilori - Sporting - Liverpool.

O jovem zagueiro português de 1,90 m e com passagens pelas seleções de base portuguesas, chega ao clube ingles como opção de elenco e aposta para o futuro. Contratado por 10 milhões de euros, deve ter poucas oportunidades nessa temporada, mas pode tornar-se boa opção em um futuro próximo.

Eriksen - Ajax - Tottenham.

O jovem meia dinamarquês, destaque do Ajax nas ultimas duas temporadas, foi contratado pela pechincha de 13,5 milhões de euros. Com habilidade, técnica e bom passe, o jogador traz criatividade para o meio campo dos Spurs, que com o dinheiro de eminente saída de Bale, soube ir ao mercado e se reforçou muito bem, apostando em jovens com potencial e com preço não tão alto.