segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Corinthians, a irregularidade dos campeões mundiais de 2012

Depois do titulo do mundial interclubes diante do Chelsea, o time do Parque São Jorge surpreendeu a todos ao anunciar reforços de grande qualidade, reforçando ainda mais o elenco com jogadores como Gil, Renato Augusto e Alexandre Pato, contratado para ser o grande astro do time e ídolo da torcida corinthiana.

O clube ainda resistiu as investidas de grandes clubes europeus e manteve quase todo seu elenco, perdendo apenas jogadores reservas e pouco aproveitados como o meia peruano Ramirez e o zagueiro Wallace, Um desentendimento com o técnico Tite, fez com que o clube recebesse um pedido de transferência do atacante argentino Martinez, que com a chegada de Pato e Renato Augusto e o grande número de opções ofensivas foi negociado com o Boca Jrs.

Apesar disso as atuações consistentes do time, deixarem de ser algo regular e mesmo com o título paulista, o clube não repetiu no ano de 2013 as boas atuações que o levaram a grandes títulos. A posição atual do time na tabela, reflete muito mais um campeonato marcado por times irregulares do que pelas atuações do alvinegro paulista que tem a melhor defesa do campeonato brasileiro e um dos piores ataques.

O time após a saída de Paulinho, tem tido poucas variações táticas e atua no mesmo 4-3-3, que se torna um 4-5-1 sem a bola, com Emerson e Romarinho acompanhando os laterais adversários e Danilo ajudando na marcação dos volantes, ficando assim com menos criatividade, a diminuição da marcação no campo do adversário. Com jogadores menos esforçados taticamente do que eram Jorge Henrique e Paulinho, o time diminuiu a marcação da saída de bola do adversário, algo que permitia que por vezes iniciasse suas jogadas com o outro time desarmado defensivamente ou ao menos que as bolas chegassem ao seu campo de defesa através de lançamentos longos, facilitando cortes da defesa.

 

Um dos pontos chave da irregularidade do Corinthians, seria a falta de motivação do elenco, que depois de ser campeão de todos os títulos possíveis tem encontrado dificuldade em manter o alto nível de concentração e dedicação exigida para que funcione o esquema tático do técnico Tite, que exige doação e atenção durante todo o jogo, atuando na maior parte das vezes no erro do adversário. Esse fator pode sim ser algo a se considerar, porém a reformulação do elenco com a saída de jogadores que estavam há muito tempo no clube como Chicão e Jorge Henrique, a saída de Paulinho e a politica do técnico de escalar os melhores não dá espaço para acomodações.

As recentes conquistas fizeram o clube paulista ser estudado pelos adversários, que não são surpreendidos e até mesmo adotam o estilo de jogo do Corinthians como exemplo a ser seguido, dessa forma, o tecnico Tite, munido de um bom elenco, como jogadores versáteis como o meia Renato Augusto que pode atuar até mesmo como um segundo volante, precisa reavaliar sua forma de jogo, se reinventar para voltar a surpreender o adversário.

O esquema de jogo do time de Parque São Jorge, perdeu seu poder de contra ataque com a saída do volante Paulinho, que foi até sua despedida era o principal elemento de ligação entre a defesa e o ataque, surpreendendo as defesas dos adversários, por aparecer sempre vindo de trás. O substituto escolhido pelo técnico Tite é o volante Guilherme, que com bom chute de média e longa distância e boa organização de jogo, tirou a velocidade do time que antes jogava pelo contra ataque e agora depende da criação de Danilo e de jogadas individuais dos atacantes. A entrada de Renato Augusto como segundo volante, auxiliando Danilo na criação de jogadas, ou ainda no lugar de um dos atacantes, mudando assim o esquema para um 4-2-2-2, pode trazer um aumento de criatividade ao time do Parque São Jorge.

Elenco e bons jogadores, o time tem de sobra, falta saber se o Corinthians e o técnico Tite, irão manter-se motivados e se vão saber lidar com os problemas de criação do time após a saída de Paulinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário