quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Os segredos do Atletico Paranaense.

O Atlético Paranaense é a surpresa do campeonato. Com um elenco sem grandes nomes, e no inicio do campeonato apontado como um dos times candidatos ao rebaixamento, o time paranaense está no G4 e invicto há 11 jogos.

A boa campanha do Atletico, começa com a chegada de Vagner Mancini, o técnico chegou desacreditado após fracassar em vários times. Quando assumiu o comando da equipe, o time era penúltimo colocado, com 6 pontos em 7 jogos. e não conseguia se acertar defensivamente, marcando muitos gols, mas tomando muitos também. Assim a primeira providência de Mancini, foi arrumar o setor defensivo, que ao seu comando tem média de menos de um gol por partida, mantendo apesar disso a boa média de gols e aqui cabe ressaltar a pré temporada do clube.

O Furacão começou o ano inovando quanto a pré temporada, utilizando no campeonato paranaense apenas jogadores de sua equipe sub 23, e relacionando a equipe principal apenas em jogos da Copa do Brasil, fazendo com que o time tivesse um ganho físico significativo, perante os outros times do Campeonato Brasileiro e prevenindo lesões.

A utilização de jogadores da base no campeonato paranaense, possibilitou ao Furacão economizar na formação do elenco e conhecer as carências de seu elenco de forma mais profunda, ainda deu ritmo de jogo ao elenco e assim as reposições de lesões ou suspensões ocorre com os jogadores com ritmo de jogo e não são tão sentidas.

Com um time mais bem preparado fisicamente do que os demais, a transição para o ataque e a recomposição são muito rápidas, e assim o time ataca e defende em bloco, com o meio campo marcando, com exceção de Paulo Baier, que com Mancini voltou a ser o cérebro da equipe e pela idade tem liberdade para jogar. Contando com atacantes rápidos como Marcelo, Éderson e Dellatorre, o time de Mancini usa muito os contra ataques e mesmo atuando em casa, recua o time, em uma tentativa de pegar o time adversário desprevenido quando sem a bola.



O time que atua em uma espécie de 4-1-2-1-2, tem dois laterais que atacam muito bem, fazem boas diagonais e dois meias abertos, que sem a bola ajudam na marcação e com Paulo Baier flutuando e tendo total liberdade para jogar na frente da área e articular as jogadas. Na frente o habilidoso, rápido e forte Marcelo, atua pelos dois lados de campo, e entrando nos espaços entre os laterais e os zagueiros. Ainda, apesar da falta de um centroavante fixo, o time joga com Ederson ou Dellatorre no comando de ataque, com os jogadores saindo muito da área para receber e caindo pelas laterais.

Na defesa, Mancini fixou João Paulo como uma espécie de terceiro zagueiro, ajudando na cobertura dos laterais, e apostou no rápido e forte Manoel, junto com a experiencia e o bom jogo aéreo de Luis Alberto, preterindo o jovem Cleberson, que fora uma das revelações do time na série B.

Além do destaque coletivo, o time paranaense tem alguns bons destaques individuais, o lateral direito Léo, contratado por empréstimo junto ao Vitória, é muito forte fisicamente e sabe atacar e defender, lembrando o lateral Maicon, agora na Roma. O zagueiro Manoel, destaque do Furacão há alguns anos, apesar de seus 23 anos. está mais experiente e menos afobado, cometendo menos faltas e usando melhor seus atributos físicos.

No meio destaque para o meia Zezinho, que atuando como um meia central, tem tido destaque na recomposição do time e na saída rápida. O jogador apontado no passado como grande revelação do futebol brasileiro ao lado de Coutinho e Neymar, começa agora a ter destaque em uma posição que não era a sua de origem. Ainda no meio campo a experiência e o toque de bola refinado do experiente Paulo Baier e suas jogadas de bola parada são o termômetro do time.

O habilidoso Marcelo, alia força e rapidez e tem sido um dos garçons do time e uma das revelações do campeonato Brasileiro. A grande fase de Ederson, artilheiro do campeonato brasileiro , não pode ser esquecida, tendo o atacante agilidade e oportunismo para marcar os gols da equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário