sábado, 7 de setembro de 2013

Alemanha - Uma das candidatas ao título em 2014

A seleção alemã é uma das principais candidatas ao título da Copa do Mundo de 2014, com um time com futebol vertical que tem como base o Bayern de Munique e o Borussia Dortmund, misturando uma nova geração talentosa, com alguns remanescente que fizeram parte de seleções que não obtiveram sucesso. Conheça os defeitos e qualidades do time alemão.



Qualidades do elenco:

O meio campo alemão é um dos mais talentosos, senão o mais, dentre todas as seleções, com nomes como Kross, Muller, Gotze, Reus, Gundogan, Shurrle, Ozil e Draxler, a disposição de seu treinador. Todos com grande habilidade e assim sempre há a disposição de Low, substitutos a altura, podendo optar por diferentes formações ofensivas e surpreender seus adversários.

A posição de segurança do time é o gol, que tem em Neuer seu titular. O guarda redes do Bayern de Munique é hoje um dos melhores goleiros do mundo, atuando sempre com segurança e tendo ótimos reflexos. Na briga pela reserva o jovem Zieler e Stegen e os experientes Wiese e Weidenfeller, todos com grandes temporadas por seus clubes e assediados por clubes europeus

Problemas no elenco:

Se sobram opções para o meio campo, a Alemanha sofre com a falta de opções, para a suplência dos laterais. O técnico conta apenas com Lahm e Schmelzer para as duas laterais e tem que improvisar zagueiros na ausência de qualquer dos jogadores, o que obriga o selecionador a rezar para seus laterais titulares não sofrerem lesões.

O comando do ataque é outro problema. O técnico alemão gosta de atuar com um centroavante típico, mas que participe do jogo e não fique apenas estático no ataque, com uma safra de jogadores habilidosos, mas sem atacantes finalizadores, a Alemanha se vê obrigada a apostar em Klose, com 35 anos e em Mario Gomez, que apesar de ter passado a ultima temporada inteira no banco do Bayern, continua a ser convocado diante da falta de opções dos alemães que tem ainda Kiebling como terceira opção, porém o estilo do atacante pouco participativo ao jogo, prejudica o sistema de jogo implantado por Low.

Um problema novo apareceu para o treinador alemão, com as recentes lesões de Schweinteiger, uma vez que o alemão é o termômetro da seleção da Alemanha e tem sofrido muitas lesões, dessa forma surgem algumas opções, como Lars Bender que diminui o poder de organização do time e Kross e Gundogan que trazem mais ofensividade ao time, mas deixam ainda mais exposto o sistema defensivo alemão.

Qualidades no esquema de jogo:

Utilizando a base do Bayern de Munique e Borussia Dortmund há algum tempo, o entrosamento do time alemão é visível. A grande maioria dos jogadores atuam juntos desde a ultima copa e fizeram parte da seleção convocada para a Eurocopa de 2012, não tendo as dificuldades de algumas seleções como Itália, França e Brasil, que ainda não estabeleceram um padrão de jogo.

O setor ofensivo é rápido e tem muitas trocas de posição e infiltrações, o que dificulta a marcação dos adversários, com os três meias atuando sem posição fixa e fazendo a marcação da saída de bola.

Problemas no esquema de jogo:

A exposição da defesa é um problema da Alemanha, uma vez que os laterais sabem marcar mas não são especialistas e o meio campo, conta apenas com um jogador de marcação realmente, Khedira,, deixando assim o miolo de zaga que é um tanto quanto lento, exposto aos contra ataques dos times adversários.

Além da exposição da defesa, o time alemão tem dificuldades quando confronta seleções com bom toque de bola, como a Espanha, uma vez que, seu meio campo, pela falta de especialistas no desarme, acaba por vezes a apenas assistir o time adversário jogar.





Nenhum comentário:

Postar um comentário